sintese escola tradicional newton duarte

Páginas: 9 (2127 palavras) Publicado: 28 de julho de 2015
Segundo Newton Duarte, é necessário fazer uma distinção entre a teoria pedagógica da escola tradicional e a atribuição do senso comum pedagógico a escola tradicional, que por vezes não corresponde a teoria pedagógica tradicional. a teoria não é necessariamente a pratica, a teoria da pedagogia tradicional não é completamente igual a pratica da teoria tradicional. Geralmente consideramos osaspectos mais negativos da escola tradicional , e quando observamos esses aspectos, essas "formas deterioradas" , facilmente criticamos tal escola. E qualquer outra "forma" apresentada será observada como algo revolucionário, e esse fenômeno foi observado em todo o século XX e inicio do século XXI, o fenômeno de se contrapor a pedagogia tradicional e engrandecer as teorias pedagógicas de "aprender aaprender". Precisamos diferenciar práticas de teoria.
Em seu texto, Antônio Gramsci diferencia instruir de educar (instrução/ educação). Tal distinção foi feita pelo movimento escola novista, que criticou a escola tradicional afirmando que a escola tradicional preocupava-se exclusivamente em instruir, em outros termos, preocupava-se em ensinar e não em educar. Em tal distinção , a educação eravista como algo mais amplo que a instrução , pois educar seria mais profundo e importante que apenas transmitir conhecimentos dos currículos escolares, Gramsci afirma que tal distinção é exagerada, pois não é correto afirmar que instruir não é educar; se instruir não fosse também educar o aluno deveria ser completamente passivo, o recebimento passivo é negado pelos críticos da escola adicional edefensores da educação x instrução , pois para os escola novistas a criança é um ser ativo e não passivo (métodos escola novistas são conhecidos como métodos ativos), porem ao analisar a escola tradicional, os escola novistas veem um aluno passivo, pois pressupõem que os alunos recebam os conteúdos e não sofram nenhuma transformação. Se as crianças não sofrem transformação são passivas, e se sãopassivas vão contra um principio escola novista de que as crianças são ativas. Porém Gramsci não faz apenas essa observação e de mostrar a insustentabilidade desse pressuposto, ele mostra a organização da educação escolar nacional, que foram formados a partir da emergência da sociedade moderna e da sociedade burguesa, a partir da revolução francesa o sistema educacional se organizou de forma que ainstrução é também educação, formando os indivíduos de acordo com uma concepção de ser humano/ sociedade. Gramsci mostra isso desde a educação elementar, cujo currículo foi formado tendo o trabalho como principio ativo, no sentido de o trabalho ser a ação dos seres humanos transformando a natureza, e se organizou em sociedade. O currículo da escola elementar trabalha as ciências, a organização dasociedade, o domínio da língua materna, visando formar nas crianças uma concepção de mundo moderno; foi criado com uma ideia d luta de uma determinada concepção de mundo contra outras. O professor seria o representante dessa concepção de mundo mais avançada , lutando contra as concepções primitivas do que o aluno traria do seu dia a dia. Então Gramsci diz que ao ensinar esses conteúdos as crianças oprofessor também está educando e formando nos alunos uma determinada concepção de mundo. Dai vem a ideia de Gramsci sobre o trabalho como principio educativo.
Gramsci também nos mostra que o ensino do latim do grego tinha um caráter profundamente educativo, não no sentido pratico, já que grego e latim são línguas mortas, mas sim para dominar a cultura greco-latina lendo os clássicos, pois acultura greco-latina é a base da cultura ocidental. O sujeito estudava latim e grego para situar-se no universo da cultura ocidental e para isso era necessário conhecer a historia de tal civilização, ir as suas origens, e também formava a disciplina necessária para o trabalho intelectual , Gramsci diz "estamos trabalhando com jovens, ele não possuem essa disciplina e precisam adquiri-la." Gramsci...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Por que arte-educação é importante na escola? uma síntese da obra de joão francisco duarte jr.
  • Escola Tradicional
  • Escola tradicional
  • Escola tradicional
  • Escola Tradicional
  • A escola tradicional
  • Escola tradicional
  • Escola tradicional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!