Ginastica laboral

Páginas: 3 (673 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014








GINÁSTICA LABORAL



1. APRESENTAÇÃO


O programa de Ginástica Laboral representa a aplicação de um conjunto de exercícios físicos e atividades elaboradas sobre asvárias estruturas anatômicas realizadas no próprio ambiente de trabalho durante a jornada dos funcionários.
No Brasil a Ginástica Laboral chegou em 1969 com a finalidade de prevenir acidentes detrabalho por meio de atividades físicas. Nos dois últimos anos tem ganhado destaque sendo utilizada como uma importante ferramenta, visando melhorar a qualidade de vida do funcionário e a prevenção doaparecimento de lesões nos músculo e nos ligamentos, relacionadas as atividades dentro do ambiente de trabalho como as L.E.R. (Lesões por Esforços Repetitivos) ou D.O.R.T. (Distúrbios OsteomuscularesRelacionados ao Trabalho).

Ginástica Laboral é ser dividida em:

A - Ginástica preparatória – Realizada antes da jornada de trabalho com o objetivo de preparar o indivíduo para o início das suasatividades laborais.

B - Ginástica compensatória – Praticada durante o expediente com o objetivo aliviar as tensões, interromper a repetitividade imposta a fadiga excessiva e conseqüentesdistúrbios.

C - Ginástica de relaxamento – É pratica no final ou após o expediente de trabalho, e tem como objetivo proporcionar o relaxamento muscular e mental aos funcionários. 








2.OBJETIVOS

- Atuar diretamente na prevenção e na redução do número de lesões causados por esforços repetitivos, estresse ou sobrecarga produzida pelo trabalho;
- Promover a motivação e a integração dosfuncionários no dia-a-dia;

- Proporcionar ao funcionário um aumento de qualidade no ambiente de trabalho resultando em um melhor desempenho e disposição;

- Implantar a cultura e aprática de exercícios diários;

- Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia.


3. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA E INSTRUMENTOS DE CONTROLE

- Perfil da empresa e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ginastica laboral
  • ginastica laboral
  • Ginastica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica Laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginastica laboral
  • Ginástica laboral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!