Governo Geral

Páginas: 2 (283 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Com o fracasso das capitanias hereditárias no Brasil no século XVI, o rei de Portugal, D. João III, estabeleceu em 1549 o sistema de Governo-geral para controlar odomínio de seu país no território brasileiro.
Tomé de Sousa foi o escolhido para exercer a função de primeiro governador-geral em 29 de março, na Baía de Todos os Santos,acompanhado de uma expedição de cerca de 1.000 homens. Ele formou a primeira cidade do Brasil, Salvador, que acabou se tornando a capital do país por sua estratégicaposição geográfica entre o sul e o norte do país.

A principal função do governador-geral era impedir que os franceses ocupassem o litoral brasileiro, garantir que ascapitanias distribuídas estivessem seguras e cuidar da administração do país. Para auxiliar na tarefa, o governador-geral criou os seguintes cargos

ouvidor-mor, que eraresponsável pela justiça;
provedor-mor, responsável pela carga tributária;
capitão-mor, responsável pela defesa;
Durante seu mandato, que durou de 1549 a 1553, Tomé de Sousacuidou de manter uma relação pacífica com os índios, pois precisava erguer a cidade de Salvador próximo aos territórios indígenas. Nomeou o primeiro bispo, D. PeroFernandes Sardinha, para comandar a missão de catequizar os índios com a intenção de obter o consenso entre eles e ampliar o domínio lusitano no território brasileiro.

Masessa relação pacífica com os índigenas foi por água abaixo quando Duarte da Costa ocupou o cargo de governador-geral, em 1553, e tentou usá-los como mão-de-obra escrava,mesmo os que já foram catequizados. Esse ato irritou o bispo Fernando Sardinha, que tomou partido pelos índios e decidiu entrar em conflito com os governantes.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governo Geral
  • governo geral
  • O Governo Geral
  • Governos gerais
  • Notícias do governo geral
  • O Governo Geral Brasil Colônia
  • Governos Gerais
  • Pesquisa Governo Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!