Gestão da mudança

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
1. MUDANÇA

Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra diferente. A mudança implica transformação, perturbação, interrupção, ruptura, dependendo de sua intensidade. Toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas cidades, nos países, nos hábitos das pessoas,nos produtos e nos serviços, no tempo e no clima. É geralmente temida, porque significa perturbação do status quo, uma ameaça, um transtorno às maneiras estabelecidas de se fazerem as coisas.
2. GESTÃO DA MUDANÇA

São processos, ferramentas e técnicas para gerenciar os vários aspectos envolvidos em um processo de mudança a fim de que os resultados previstos sejam atingidos de forma mais eficazpossível, minimizando resistências, obtendo uma transformação completa e eficaz e conforme a necessidade em um menor tempo possível.
Para gerenciar a mudança é preciso: conhecer as razões da mudança; gerenciar o processo de mudança; realizar um diagnóstico organizacional; definir a direção da mudança; estabelecer um plano estratégico de mudança; e monitorar e avaliar o processo de mudança.Todo esse trabalho é influenciado por fatores internos como os possíveis novos objetivos organizacionais definidos; as novas políticas gerenciais; as diferentes tecnologias; a aquisição de novos equipamentos; os novos métodos e processos de operação; e os novos produtos ou serviços, etc. Como também ocorre a influência dos fatores externos como os concorrentes, fornecedores, agentes reguladores,políticas governamentais, aspectos legais, etc.
3. TIPOS DE MUDANÇAS DENTRO DAS EMPRESAS

As mudanças podem ser classificadas quanto ao seu impacto no negócio como:

a) Mudanças Estruturais - afetam a estrutura organizacional, os órgãos, as redes de informações, os níveis hierárquicos.
b) Mudanças Tecnológicas - afetam máquinas, equipamentos, instalações, processos. Envolve a maneira pela quala empresa executas suas tarefas.
c) Mudanças no Ambiente - afetam os resultados ou saídas da organização (produtos/ serviços), as metas, estratégias e os planos de ação.
d) Mudanças Culturais - afetam as pessoas, em seus comportamentos, atitudes, expectativas, aspirações e necessidades.
4. FORMAS DE MUDANÇA

As mudanças podem se apresentar das seguintes formas:

a) Mudanças Contínuas -estão centradas na atividade em grupo das pessoas e visam basicamente à qualidade dos produtos e serviços a longo prazo, privilegiam a melhoria passo a passo por meio das pessoas;
b) Mudanças Planejadas - são basicamente mudanças culturais e comportamentais, feitas a partir de um diagnóstico prévio, seguindo-se um planejamento da ação e utilização de técnica de intervenção.
c) Mudanças Radicais -estão centradas nos processos empresariais e visam basicamente a seu total redesenho, bem como a um completo reposicionamento do negócio da empresa.
5. ABORDAGENS DA MUDANÇA PARA VENCER A RESISTÊNCIA
É notório que a resistência, principalmente aos paradigmas já consolidados nas organizações, são destacadamente os principais obstáculos para a mudança. Os principais motivos são: aspectos lógicosdos indivíduos, onde se destacam os interesses pessoais; aspectos psicológicos, onde as atitudes emocionais tais como o medo do desconhecido e a dificuldade de compreender a mudança são fatores determinantes; por último, são destacados os aspectos sociológicos, nos quais prevalecem os interesses de grupos e fatores sociológicos, como valores sociais opostos. Cabe ao gestor integrar os indivíduos eenfrentar as resistências que se apresentarem a mudança, procurando envolver, negociar e manter uma comunicação clara e objetiva com o grupo.
Visto esta situação Kotter desenvolveu algumas propostas de combinações estratégicas para lidar com a resistência à mudança, sendo elas:

ABORDAGEM CONTEÚDO SITUAÇÃO
Educação e Comunicação Explicação da necessidade e da lógica da mudança às pessoas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão da mudança
  • Gestão De Mudanças
  • GESTÃO DE MUDANÇAS
  • Gestão de Mudança
  • Gestão de mudanças
  • mudanças de gestao
  • Gestao da mudança
  • Gestão de mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!