Geossistemas

Páginas: 72 (17881 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
Ahmed Zohair Anka – número 01 – 2º colegial A (Colégio Floresta). 1º Período (28/01/2013 – 12/04/2013)
Geografia – Capítulo 1 (Astronomia e cartografia) – Frente A.
Os geossistemas.
Geografia física é a parte da ciência geográfica que estuda o funcionamento do que poderíamos chamar de mundo físico, isto é, a materialidade que nos cerca, desde as rochas até os outros seres vivos.
O quediferencia a geografia das outras ciências, como a biologia ou a meteorologia, é sua preocupação com as relações, neste exemplo, entre as espécies vegetais e animais, o solo, o clima e a hidrografia da região.
Para expressar essa preocupação da geografia física em estudar as interações entre os elementos naturais e sociais do meio, utilizou-se, a partir da década de 1960, o conceito de geossistema.
Umgeossistema é, por exemplo, o conjunto formado pela estrutura rochosa, por determinado tipo de solo, por um clima com características específicas e pelos seres vivos que habitam o lugar.
Considerando o planeta Terra como um grande sistema, provavelmente o elemento que tem influência mais geral e direta em todos os fenômenos que aqui ocorrem é a radiação solar. É graças a ela que há produção dealimentos, movimentação das massas de ar e das correntes marítimas, além de muitas outras consequências.
Resumindo, o geossistema é o produto de integração dos elementos que formam o meio natural, por exemplo, a vegetação, o clima e a estrutura rochosa.
Noções de astronomia.
As relações da Terra com outros astros geram consequências para a vida e o funcionamento dos sistemas naturais do planeta.Esse fato foi percebido quando os seres humanos começaram a notar a existência de ciclos na natureza. Esses ciclos revelam-se por meio, principalmente, das variações climáticas (como a alternância entre estações secas e úmidas ou frias e quentes) e do comportamento dos seres vivos.
O universo, a Via Láctea e o Sistema Solar.
Nosso planeta não está no centro do universo. A Terra está em órbitaem um Sistema Solar no qual existem outros sete planetas.
Os planetas que pertencem ao nosso Sistema Solar são em ordem crescente de distância em relação ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O Sistema Solar também não ocupa o centro do universo; ele está localizado na borda externa de um braço da Via Láctea, a nossa galáxia.
A Via Láctea também não seencontra no centro do universo. A nossa galáxia é uma das milhões que existem, das quais conhecemos muito pouco, tamanha a distância em que se encontram da Terra.
O movimento.
O movimento é explicado pela Lei da gravitação universal, elaborada por Isaac Newton, de acordo com a qual todos os corpos atraem-se proporcionalmente às suas massas.
O movimento de translação.
O movimento de translação éaquele que a Terra faz em torno do Sol. Ao realizá-lo, o planeta percorre um caminho no espaço ao qual damos o nome de órbita, em que gasta 365 dias e 6 horas, aproximadamente. Ao contrário do que se pensa normalmente, essa órbita descreve uma eclipse, e não um círculo, por isso é chamada também de eclíptica.
O ano bissexto.
Como vimos, o movimento de translação, no qual se baseia o ano terrestre, écomposto de 365 dias e 6 horas, aproximadamente. Dessa forma, a cada ano do calendário sobram 6 horas não contabilizadas. Para evitar o desencontro entre o ano real (do movimento de translação) e o do calendário, inclui-se um dia a mais (o dia 29 de fevereiro) a cada quatro anos.
Periélio e afélio.
O periélio é quando a Terra está mais próxima do Sol, e o afélio, quando se encontra maisafastada.
Solstício e equinócio.
O eixo de rotação da terra (movimento da terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada em 23,5 º em relação ao eixo de translação da terra (movimento da terra em torno do sol).
Isto faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte e, na outra parte do ano, incida com maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geossistemas
  • Geossistema
  • Geossistemas
  • geossistema
  • Geossistema Clima
  • Geossistemas de Sorocaba
  • analise do geossistema
  • Como ensinar geossistemas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!