Geossistema da região de itu e salto

1816 palavras 8 páginas
Sumário

GEOSSISTEMAS DA REGIÃO DE ITU E SALTO ________________________ página 03

1. GEOMORFOLOGIA E HIDROGRAFIA ______________________________ página 04 1.1 Definição dos Elementos do Patrimônio Natural __________________ página 05 1.2 O Ritmito de Itu e a Rocha Moutonnée de Salto __________________ página 07

2. CLIMA E VEGETAÇÃO __________________________________________ página 08

3. POPULAÇÃO E ECONOMIA ______________________________________ página 09

Bibliografia _______________________________________________________ página 10

GEOSSISTEMAS DA REGIÃO DE ITU E SALTO

A região de Itu e Salto está numa zona antiga de ocupação, que passou a ser colonizada a partir do século XVII, partindo do rio Tietê, sendo palco de inúmeras batalhas travadas entre indígenas e bandeirantes nos séculos XVI e XVII. Essa região tem grande importância não somente histórica, mas também como geossistema, já que possui áreas em três setores da paisagem paulista, a Depressão Periférica Sul, a Depressão Periférica Norte e dos Mares dos Morros.

Fig. 1: Geossistemas de São Paulo
[pic]
Fig. 1: No detalhe, a região de Itu e Salto está inserida entre os geossistemas da Depressão Periférica Sul (9), Depressão Periférica Norte (10) e do Mar de Morros (7). In: Troppmair (2004, p. 21).

O geossistema Mar de Morros é caracterizado por solos rasos e lixiviados e clima com elevada temperatura e precipitação, tendo como vegetação natural predominante a Mata Atlântica ou Mata Latifoliada Tropical, hoje bastante devastada pela intensa ocupação. O geossistema Depressão Periférica Sul é caracterizado por colinas amplas, médias, morrotes alongados e espigões. Seu solo é composto pelos tipos Podzólicos e Latossolos, com clima do tipo Cfa e Cwa conforme classificação de Köeppen. O geossistema Depressão Periférica Norte tem um relevo semelhante ao relevo do

Relacionados

  • Vegetação da caatinga e cerrado em itu
    6410 palavras | 26 páginas
  • BECKER, Bertha Koiffmann; EGLER, Claudio Antonio Gonçalves. Brasil: uma nova potência regional. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
    10322 palavras | 42 páginas