analise do geossistema

Páginas: 60 (14926 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
“Uma paisagem tão rara
Que setembro apelou pra Pedro
Quero chuva mansa e clara
(...)
Eu ainda hei de ver
Um mundo sem guerra
De homens honrados
Então seguirei por aqui
De pés no chão despreocupado
(Xangai – Luz Dourada)”

O relatório que segue é fruto de uma série de estudos e visitas a campo, realizada entre os meses de setembro/2012 e março/2013, no âmbito dadisciplina Geografia Física IV e tem como objetivo a análise integrada da paisagem – no nosso caso presente nas folhas topográficas na escala de 1: 100.000 (SD.24-V-B-V; SD.24-V-B-VI; SD.24-V-D-II).
A área de estudo está localizada no Território de Identidade do Recôncavo Sul, no estado da Bahia e tem extensão territorial de aproximadamente 4.922 km², esta região é dotada, portanto, de diferentesrecursos naturais, culturais e aspectos sócio-econômicos. Nesse relatório será dado o enfoque às áreas visitadas durante à saída de campo realizada entre os dias 14 e 17 de fevereiro, à saber: Nazaré, Amargosa, Santo Antonio, Elisio Medrado, Milagres, Jaguaripe.
A Teoria dos Geossistemas, que está baseada na relação dialética entre potencial ecológico, exploração biológica e ação antrópica, iráamparar a análise aqui realizada, bem como teoriza Bertrand.
Temos como objetivos específicos confrontar e assimilar as condições reais encontradas na saída de campo com o estudado da área anteriormente; delimitar e identificar as Unidades de Paisagem; elaboração de mapas para melhor compreensão da área estudada; além da criação do perfil integrado.
No capítulo seguinte será apresentada toda afundamentação teórica, que foi a base para a realização deste trabalho, no terceiro capítulo é apresentada a metodologia utilizada, para enfim no quarto capítulo serem explicitados e explanados o produto final do trabalho que foram as unidades de paisagens delimitadas e um quadro sistemático com os geossistemas elaborados. E por fim a conclusão do trabalho.

Mapa 1 – Localização da área de estudo2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

(...) a categoria de totalidade significa (...), de um lado, que a realidade objetiva é um todo coerente em que cada elemento está, de uma maneira ou de outra, em relação com cada elemento e, de outro lado, que essas relações formam, na própria realidade objetiva, correlações concretas, conjuntos, unidades, ligados entre si de maneiras completamente diversas, massempre determinadas (LUKÁCS, 1967, p. 240)

No trabalho aqui apresentado, pretende-se passar de mera descrições regionais compartimentadas em tópicos referentes à cada componente do meio físico, para uma prática de compreensão das relações existentes entre os sistemas territoriais naturais (geossistemas). Nesse contexto, torna-se fundamental o reconhecimento dos geossistemas como sistemasterritoriais naturais.
O estudo do Geossistema começou a ser desenvolvido recentemente, tendo esta linha de pesquisa o objetivo de colher dados e fazer correlações para podermos entender a natureza com todos os seus componentes e, de acordo com TROPPMAIR (2006) “formar um sistema representado por modelos”. Como sabemos, a teoria de geossistemas surgiu, na escola russa, de um esforço de teorizaçãosobre o meio natural com suas estruturas e seus mecanismos tal como existem objetivamente na natureza. A base dessa teoria corresponde ao conceito de que as geosferas terrestres estão interrelacionadas por fluxos de matéria e energia. O reflexo dessa interação na superfície terrestre é a existência de uma geosfera complexa (Esfera físico-geográfica) que comporá a forma geográfica do movimento damatéria.
O princípio básico do estudo de sistemas é o da conectividade. Pode-se compreender um sistema como um conjunto de elementos com um conjunto de ligações entre esses elementos; e um conjunto de ligações entre o sistema e seu ambiente, isto é, cada sistema se compõe de subsistemas, e todos são parte de um sistema maior, onde cada um deles é autônomo e ao mesmo tempo aberto e integrado ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • geossistemas
  • Geossistemas
  • Geossistema
  • Geossistemas
  • Geossistemas
  • geossistema
  • Geossistema Clima
  • Geossistemas de Sorocaba

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!