Galvanoplastia

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CENTRO EDUCACIONAL BETA









GALVANOPLASTIA
PROFESSOR ALTEMAR
LABORÁTORIO










28 DE JUNHO DE 2013
CENTRO EDUCACIONAL BETA

AGNES, ANA, ARYEL, BRUNO, DANILO, LEONARDO E RICARDO.
TÉCNICO EM QUÍMICA – III A





GALVANOPLASTIA













28 DE JUNHO DE 2013
Introdução
O processo de eletrodeposição, denominado galvanoplastia, trata-se deum processo de revestimento de materiais condutores, ou não condutores, por metais a partir de uma solução contendo íons destes metais. Esse processo gera, como consequência, efluentes líquidos, resíduos sólidos e emissões gasosas, com considerável grau de toxicidade.
Basicamente, o processo de galvanoplastia envolve uma sequência de banhos consistindo de etapas de pré-tratamento, derevestimento e de conversão de superfície. Entre estas etapas, a peça sofre um processo de lavagem.
Desta forma, são originados efluentes líquidos, emissões gasosas e resíduos sólidos que necessitam de tratamento específico. Dependendo dos procedimentos adotados durante o processo, é possível obter-se uma minimização do consumo de água utilizada no processo bem como uma redução no volume de soluçãoarrastada entre processos.









Galvanoplastia
O que é Galvanoplastia
Processo eletrolítico que consiste em revestir superfícies de peças metálicas com outros metais, mais nobres. Esse processo tem por objetivo proteger uma peça de metal da corrosão, bem como conferir melhor acabamento estético ou decorativo à mesma. De acordo com o Dicionário Rosseti de Química, podemos definirgalvanoplastia como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.
Processos Galvânicos
O processo da galvanoplastia consiste num metal que, ao ser submergido num substrato, transfere íons para outrasuperfície (metálica ou não), através da eletrólise. O objeto cuja superfície será revestida sofre a redução e deve estar ligado ao polo negativo, o cátodo, de uma fonte de energia, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo. No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise).Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual o objeto que recebe o revestimento metálico é ligado ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua enquanto o metal que dá o revestimento é ligado ao polo positivo. Para que a película do metal se ligue a outro, além de uma perfeita limpeza e desengorduramento da superfície, é preciso conhecer suas naturezas e propriedades químicas.
O processode galvanoplastia é realizado em três etapas: pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento das peças. O pré-tratamento consiste na preparação da superfície da peça para que tenha aderência, favorecendo também a uniformidade e a aparência do metal que será depositado. O pré-tratamento pode ser realizado por escovação, lixamento, polimento, decapagem e jateamento para remoção de rebarbas, sulcos,tintas, graxas e ferrugem. Na etapa de tratamento a peça é submetida a um ou mais banhos de metais para que adquira uma fina camada metálica. Nessa fase, a peça é ligada ao polo negativo de uma fonte de corrente contínua tornando-se cátodo, no qual ocorre a deposição do metal. Para a cromeação, por exemplo, a peça passa por um banho de cobre, outro de níquel e ao final recebe uma camada de cromio.O pós-tratamento consiste em um processo de lavagem com água fria ou quente, secagem em centrífuga, estufa ou jatos de ar, banho de óleo para embalagem, proteção e pintura ou envernizamento.
Indústria de Galvanoplastia
Objetivo
As indústrias de galvanoplastia têm por objetivo o tratamento de metais e plásticos para se obter:
•Proteção contra a corrosão
•Aumento se espessura de certas peças,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • galvanoplastia
  • GALVANOPLASTIA
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia
  • GALVANOPLASTIA
  • Galvanoplastia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!