capitulo 15 e 17 economia industrial

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CAPITULO 17: CONCORRENCIA SHUMPETERIANA

Teoria da concorrência abordada por analogia à biologia evolucionista. A concorrência passa a ser vista como um processo evolutivo e dinâmico, a busca porparte das empresas por novas oportunidades de lucro faz com ocorra esse processo.
Noção clássica de concorrência: livre mobilidade de capital entre as indústrias( ausência de barreiras) concorrênciade capital = tendência a igualação das taxas de lucro entre diferentes atividades econômicas. O que importa para os clássicos é o efeito de longo prazo que está associado a teoria da determinação depreços e da taxa de lucro de equilíbrio.
Concorrência em Marx: processo auxiliar para atingir determinados fins previstos por sua teoria. Constitui um pressuposto para a teoria do valor e do capital,e também um elemento básico para a tendência de formação de uma taxa de lucro uniforme.
Noção neoclássica de concorrência: Marshall – fundador da microeconomia abordou com mais precisão a noção deconcorrência. Trata da concorrência perfeita.
A teoria Shumpeteriana da concorrência e o papel das inovações

A visão de Shumpeter: analisar a evolução da economia ao longo do tempo – mudanças nosprocessos produtivos, fontes de matérias primas, organização produtiva nos mercados, etc.A inovação leva a obtenção de vantagens competitivas( diferenciação) que é essencial para a obtenção de lucrosextraordinários.
Concorrência Shumpeteriana: caracteriza-se pela busca de diferenciação para obter vantagens competitivas através dos lucros de monopólio. Concorrência não é monopólio. Na ocorrência deretornos crescentes de escala, vantagens monopolísticas tendem a se consolidar ao invés de desaparecer. Ao contrario do enfoque clássico, aqui a concorrência é um processo de criação de espaços eoportunidades econômicas e não um processo de ajustamento em direção ao equilibrio. Importa neste modelo a criação de diferenças e não a eliminação delas, como ocorre no modelo clássico ( equilíbrio)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro Chiavenatto
  • capitulo 17
  • Capitulo 17
  • Capitulo 17
  • CAPITULO 17
  • Capítulo 17
  • Economia do setor público
  • Capítulo 15

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!