Fronteiras De Amizade 3 1

Páginas: 11 (2625 palavras) Publicado: 23 de março de 2015

Trabalho de PPI
Fronteiras de Amizade
Brasil e Japão



Aline Silva Souza RA: 1316647
Natalina Macêdo Rodrigues RA: 1317023
Rubens Tamashiro RA: 1317298
Simone de Souza RA: 1314415
Wanessa Julia RA: 1310751



ProfessorLeandro Calve

O processo de imigração no Brasil

A história da imigração no Brasil deixaram marcas na demografia, cultura e
economia do país.
No âmbito geral considera-se que quem entrou no Brasil até 1822 foram
Colonizadores e só após desse período que vieram os imigrantes com a
Independência do território.
Antes de 1870, dificilmente o número de imigrantes excedia a duas ou três mil pessoas porano. A imigração cresceu primeiro pressionada pelo fim do tráfico internacional de escravos para o Brasil, depois pela expansão da economia, principalmente no período das grandes plantações de café no estado de São Paulo.Contando de 1872 (ano do primeiro censo) até o ano 2000, chegaram cerca de 6 milhões de imigrantes ao Brasil.
O processo de imigraçao do Brasil passa por 6 etapas: o primeiroocupação feita por povos nômades que ficaram conhecidos como indios; colonizaçao dos portugueses e entrada do processo de escravidão do Brasil com a vinda de africanos; imigrantes italianos e alemães no sul do Brasil; imigrantes para fazendas de café por italianos, portugueses espanhois e japoneses; formam-se os centros urbanos e com eles vieram sirio-libaneses, além de outras nacionalidades.

AImigraçao Japonesa no Brasil
A imigraçao dos japoneses do Brasil foi um acordo que houve entre o Brasil e
Japão no inicio do seculo XX.
O Brasil é quem abriga a maior colonia de japoneses fora de seu país cerca de 1,5 milhões de nikkeys como são denominados os japoneses e seus descendentes no país.
A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18de junho de 1908. 
Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.
Recém chegados a um país de idioma, costumes, clima e tradição completamente diferentes, os imigrantes pioneiros trouxeram consigo esperança e sonhos de prosperidade. 

Cartaz epropaganda de incentivo para imigração de japoneses para o Brasil.
O Japão passava no começo do século XX passava por fortes dificuldades e estava superpovoado, a maioria do país ainda vivia de agricultura e começava-se a abertura do mercado de tecnologia, com a mecanização das lavouras causa-se grande desemprego, fome, perda de terra pois os agricultores já não conseguiam pagar seus impostos.Formaram-se bolsões de miséria dentro do país, como solução para o caos o governo coloca em prática a emigração uma forma de estabilizar a sociedade no país.
A partir de 1880, o Japão incentiva seus habitantes ao processo de emigração por meio de tratados com outros governos, antes dessa população chegar em nosso país eles ja residiam nos Estados Unidos, Peru e Mexico.
No inicio do século XX também houveesse processo em Taiwan e Coréia, mas esses últimos acabaram por retornar ao seu pais após a Segunda Guerra Mundial, já Estados Unidos e Brasil acabaram por se tornar grandes colonias japonesas.
A imigraçao para o Brasil tinha também como finalidade branquear a população, por esse motivo traz a preferência da imigraçao européia. Tanto que em 1890 a imigraçao de asiaticos foi praticamenteproibido, a imigraçao dos africanos e asiáticos eram concebidos apenas com autorizaçao do Congresso Nacional.
A vinda para o Brasil traz um povo japonês com idioma, clima, costumes e tradições diferentes, mas o primeiros que chegaram trouxeram consigo grandes expectativas.
Houve tratados assinados entre os dois paises ao qual destaca-se o Decreto lei n°97, de 5 de outubro de 1892. Com isso o Japão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do filme, uma amizade sem fronteiras
  • Amizade 1
  • PALAVRAS SEM FRONTEIRA 3
  • Terrorismo Sem Fronteiras 3
  • Cáceres_Cidade Fronteira
  • Fichamento do livro sem fronteiras cap 3
  • Vertissolos 3 1 3
  • 3 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!