forum

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Há um ano, CNJ obrigou todos os cartórios do país a celebrar uniões homoafetivas. “Foi a conquista de um direito e a realização de um sonho”, conta Amanda Smid, que se casou com Pryscila de Castroantes mesmo da resolução

Por Isadora Otoni

No dia 14 de maio de 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma resolução que obriga todos os cartórios brasileiros a celebrar casamentosentre pessoas do mesmo sexo. Em São Paulo, a obrigação já existia desde o final de fevereiro, por isso, Amanda Smid e Pryscila de Castro já completaram as bodas de papel antes mesmo da resolução.Amanda e Pryscila se casaram no dia 13 de abril de 2013 (Acervo Pessoal)
Amanda e Pryscila se casaram no dia 13 de abril de 2013 (Acervo Pessoal)

As esposas já namoravam desde julho de 2012 e semprepensaram em uma cerimônia para oficializar a união. Foi quando a mãe de Amanda ficou sabendo pela TV Senado que o casamento estava autorizado e comunicou a sua filha. O procedimento foi simples, semdiferenças para um casamento hétero. “Demoraram um mês com a papelada, mas já saímos de lá com data marcada. Nosso casamento foi o primeiro homoafetivo realizado no cartório de Santana e um dos cincoprimeiros realizados em São Paulo”, relembra Amanda. Até março deste ano, 701 uniões tinham sido realizadas na cidade, segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo(Arpen-SP).

Amanda e Pryscila fizeram cerimônia no cartório e no religioso, onde contaram com apoio de amigos e familiares. “Foi a conquista de um direito e a realização de um sonho”, comemora.“Pudemos tirar fotos, ter a certidão de casamento, pude colocar o sobrenome dela no meu e ainda temos todos os direitos de um casal e todo o respaldo do Código Civil.”

A conquista de mais um direito doshomossexuais é comemorada, mas o movimento LGBT não esquece que o preconceito ainda é grande. Toni Reis, presidente do Grupo Dignidade e secretário de Educação da ABGLT (Associação Brasileira de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • forum
  • forum
  • forum
  • Forum
  • forum
  • Forum
  • Fórum
  • Forum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!