flocos de milho

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 12 de janeiro de 2014
Autor(es):Rogerio Germani

Os flocos de milho podem ser obtidos por diversos processos e em diversas formas.
Muitas vezes, encontramos os flocos de milho pelo nome de "corn flakes", o seu nome original em inglês, normalmente utilizado quando se trata do produto sem adição de sabor ou adoçado.
O processo de produção de flocos de milho engloba diversas etapas:
Colheita
É importante que aempresa acompanhe diretamente os produtores, determinando as formas mais adequadas de cultivo, de modo a obter vegetais apropriados para o produto final. O transporte da lavoura até a indústria deve ser feito no menor tempo possível.
Os alimentos são transportados diretamente do produtor à fábrica, logo após a colheita, garantindo assim seu frescor.
Os vegetais a serem utilizados devem serestocados em locais frios ou, ao menos, bem ventilados. As caixas devem ser lavadas e secas, pois caixas mofadas aceleram a deterioração das frutas durante a estocagem.
Secagem
Para um armazenamento seguro do milho pelo período de 12 meses, a faixa ideal de umidade é 12 a 13%b.u., sendo a tolerância máxima de 14%b.u., quando a técnica de aeração é aplicada corretamente.
Vários métodos de secagem podemser utilizados para a secagem desses grãos, entre eles podemos citar: secagem em secadores por lotes, silo contra-corrente, silos de secagem por aeração, secagem com ar natural e secagem em baixas temperaturas.
Armazenagem
Os grãos de milho podem ser armazenados de duas formas: a granel em depósitos com um ângulo de repouso máximo de 27°. Este é o sistema mais utilizado hoje em dia; ensacados econservados em ambiente que o proteja de condições climáticas adversas e do ataque de predadores.
Degerminação
O milho é atritado até a que a casca seja separada do grão, bem como o gérmen solto. O milho entra na máquina caindo sobre um disco dotado de pás que giram rapidamente. É lançado fortemente contra a parede e degerminado pelo impacto.
Secagem
Esta etapa de secagem é realizada com ointuito de deixar os grãos com a umidade adequada para seguir no processamento.
Moagem
Nesta etapa os grãos são moídos em moinhos de rolos com a finalidade de formarem os grits do milho. Cada grão de milho, após ter sido degerminado, é quebrado em duas ou três partes. Cada uma destas partes constitui um grits. Cada floco de milho é composto por um ou talvez dois grits.
Mistura
A mistura é aoperação unitária onde diferentes ingredientes são adicionados ao produto. Durante a mistura para a produção de Flocos de Milho são adicionadas algumas vitaminas resistentes ao calor, bem como alguns minerais.
Para que a mistura seja o mais homogênea possível, são utilizados equipamentos que mantêm o material em constante agitação, enquanto as vitaminas e minerais são aspergidos no interior doequipamento.Esses equipamentos são chamados de misturadores e são projetados para escoamento de sólidos com características de escoamento livre.
O movimento do tombamento transferido ao produto faz com que suas partículas escoem para o centro do tanque, retornando para as laterais, proporcionando uma mistura suave, precisa e homogênea, preservando a aparência do produto.
Esses equipamentos possuem umsistema de injeção de líquidos ou de produtos viscosos (neste caso, solução de vitaminas e sais minerais) e são capazes de desintegrar e dispersar os mesmos.
Cozimento
É feito em autoclave de rotação lenta com pressão de vapor entre 15 e 23psi por 1-2 horas.
O ponto final de cozimento pode ser determinado examinando-se visualmente uma pequena amostra. Se a amostra estiver translúcida, indicaque o cozimento foi adequado. A translucidez indica que a água penetrou uniformemente no cereal. Neste momento, a pressão é reduzida para a pressão atmosférica, a autoclave é aberta.
Outro método que também pode ser utilizado é o cozimento por extrusão, que consiste na passagem da massa de milho por um cilindro encamisado por onde passa o vapor e cozinha o produto.
No interior deste cilindro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • milho
  • Milho
  • Milho
  • Milho
  • milho
  • Milho
  • O MILHO
  • Milho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!