Processos Produtivos

Páginas: 12 (2981 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Descrição dos processos produtivos

Produção de Milho Verde em Conserva:

• A sub espécie de milho utilizada para conserva é o milho Doce;
• Plantado em terras de produtores Rurais que se responsabilizam por toda o ciclo de plantio, tratos culturais e colheita com acompanhamento da JBS;


1 - Recebimento de matéria prima (milho verde em espigas)


DescarregamentoDiariamente é descarregado em média 8 caminhões, e ao chegar estes são basculados em uma plataforma vai e vem de acordo com a demanda do cozinhador de espigas. Cada caminhão descarrega em um tempo média de 1:20 a 1:30 hs.
Transferência ao cozinhador

Esteira transportadora até o cozinhador de espigas.






2 – Cozimento: Após a chegadadas espigas no cozinhador , as mesmas ficam em média de 10 a 15 minutos sobre água e vapor a uma temperatura de 98º C. Este processo facilita o despalhe (retirada da palha).



3 – Despalhe: Equipamento responsável pelo despalhe do Milho, onde através de rolos a palha é retirada da espiga.



4 – Degranagem: Processo de degranagem, onde o grão é retirado da espiga. Em seguida os grãos sãobombeados com água para a 1ª flotação.


5 – Flotação I: Processo de flotação para retirada de películas, pedaços de sabugo e palha. Através de água fria acontece a lavagem dos grãos de Milho.



6 – Cozimento dos grãos: Processo de pré cozimento dos grãos com água a temperatura de 80º c com tempo médio de 10 a 20 minutos.



7 – Flotação II: Processo de flotação que ocorre após opré cozimento para retirada de mais impurezas como cascas, sabugos e palhas. O milho também é lavado com água fria.










8 – Revisão: Seleção manual dos grãos, onde é retirado contaminantes físicos, grãos escuros e outros.


9 – Enlatamento: As bandejas são retiradas da mesa de revisão e em seguida seu conteúdo despejado no funil da dosadora.



10 – Dosagem e envase: Oproduto é colocado em bandejas após revisão e em seguida seu conteúdo despejado no funil da dosadora. Processo de dosagem dos grãos nas latas e adição de salmora a 80ª C e processo de envase, onde as latas são fechadas.




11 - Processo térmico: temperatura de 120º C por 35 minutos








12 - Secagem das latas e codificação



13 – Expedição


Os processos abaixoseguem o mesmo princípio dos processos do milho detalhados acima:

Produção de Ervilhas em conserva

Recebimento de matéria prima (ervilhas desidratada em grãos)  Reidratação por 6 a 12 horas  Branqueamento  Seleção manual dos grãos  enlatamento  adição de salmoura  recravação  processo térmico  resfriamento  secagem das latas  codificação  expedição.

Produção de Seleta de Legumes emconserva

Recebimento de matéria prima ( batata e cenoura congelada em cubos e ervilha reidratada)  Mistura de legumes  Seleção manual dos grãos  Enlatamento  adição de salmoura  recravação  processo térmico  resfriamento  secagem das latas  codificação  expedição.



Descrição e justificativa dos sistemas de tratamento propostos

Os efluentes gerados do processamento devegetais são caracterizados, em geral, por uma elevada carga orgânica. O processo e suas etapas de tratamento justificam-se pelos motivos a seguir expostos:
a) Nas operações de lavagem de vegetais separam-se apreciáveis quantidades de sólidos grosseiros (areia, terra, etc.) de fácil decantação. Por outro lado nas operações de cozimento, especificamente do milho, gera-se uma gordura de origem vegetal queflutua na superfície na forma de uma nata. Por este motivo temos no início do tratamento dois canais de separação de areia e gordura de limpeza manual, que são operados alternadamente. Outra conseqüência da lavagem de vegetais e cozimento dos mesmos é a geração de grandes quantidades de cascas de milho e ervilha, que podem ser retiradas por peneiramento do despejo através de uma malha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O processo produtivo
  • Processo Produtivo
  • Processo Produtivo
  • Processo Produtivo
  • Processos produtivos
  • Processo produtivo
  • Processo produtivo
  • Processos produtivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!