org social

Páginas: 30 (7431 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2014
Filme 1 – Central do brasil

Central do Brasil é um filme franco-brasileiro de drama de 1998. O roteiro é de Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro, baseado em história do diretor Walter Salles.1
É um road-movie sentimental, a partir da amizade entre uma mulher que busca uma segunda chance e um garoto que quer encontrar suas raízes.
O filme foi inspirado em Alice nas Cidades, de WimWenders.
Sinopse
Dora (Fernanda Montenegro) é uma mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas; uma de suas clientes, Ana (Soia Lira) aparece com o filho Josué (Vinícius de Oliveira) pedindo que escrevesse uma carta para o seu marido dizendo que Josué quer visitá-lo um dia. Saindo da estação, Ana morre atropelada por um ônibus e Josué, de apenas 9 anos esem ter para onde ir, se vê forçado a morar na estação. Com pena do garoto, Dora decide ajudá-lo e levá-lo até seu pai que mora no sertão nordestino. No meio desta viagem pelo Brasil eles encontram obstáculos e descobertas enquanto o filme revela como é a vida de pessoas que migram pelo país na tentativa de conseguir melhor qualidade de vida ou poder reaver seus parentes deixados para trás.Elenco
Fernanda Montenegro.... Dora Vinícius de Oliveira.... Josué Marília Pêra.... Irene Soia Lira.... Ana Othon Bastos.... César Otávio Augusto.... Pedrão Stella Freitas.... Yolanda Matheus Nachtergaele.... Isaías Caio Junqueira.... Moisés Zélia Bastos.... Filomena
Filme Central do Brasil.
Conta a história dos retirantesnordestinos que, para fugirem da seca e da fome, migram constantemente para a região da grande São Paulo em busca de melhores condições de vida. Porém, em sua grande maioria, acabam morando em favelas na periferia da cidade e ocupam os piores postos de trabalho. Portanto, sentem-se deslocados, em terra estranha, com hábitos e culturas completamente diversas daquela em que estão habituados.
Osvalores sociais a que estavam habituados, a confiança no seu semelhante, o processo de produção comunitário e a vida que segue tranqüila, ao ritmo da natureza, é bruscamente modificado e é necessário habituar-se, conviver com a marginalidade, com a desagregação de valores como família, sociedade entre outros.
Como diz a música de Luis Gonzaga, todo sertanejo sonha com o dia em que o sertão vai virarmar e ele voltará para suas origens, aquela terra que, mesmo abandonada, permanece em seu imaginário, em seu sonho.
No filme, o elo de ligação entre a vida da cidade e a do trabalhador sem capacitação para o trabalho(analfabeto), utiliza-se dos serviços de uma senhora (papel de Fernanda Montenegro), a qual cobra uns trocados e em troca escreve as cartas dos retirantes nordestinos aos familiares queficaram longe no sertão do agreste. Muitas vezes, estas cartas não são entregues.
Porém, com aquele garoto, a personagem acaba se envolvendo, assumindo a história dele como se fosse sua; convive com ele, assume papel simbólico de mãe e juntos, como mãe e filho, após uma série de aventuras e peripécias, envolvimento emocional e sentimento de maternidade aflorando a cada passo, acabam retornandopara a cidade de origem daquele garoto, onde ele reencontra seus familiares.
O filme Central do Brasil tem início no Rio de Janeiro na maior estação de trens da cidade.por onde passam pessoas de todos os tipos e lugares que vieram em busca de emprego,de uma vida mais digna,deixando para trás suas famílias.Mostra uma realidade onde existe desigualdades sociais que predomina da competição pelomercado de trabalho,luta incessante pela sobrevivência,contra violência,a impunidade,desemprego e vários outros fatores.Fala da migração dos nordestinos em busca de melhores condições de vida.Esse ambiente que se passa o filme mostra um universo marcado por essas desigualdades sociais e culturais que maostra acontecimentos na vida das pessoas que passa por esses lugares e começam a mudar seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Lei Org Nica Do Assistente Social
  • A Lei Org nica da Assistencia Social LOAS
  • A org
  • Org
  • Benefici rios da Lei Org nica da Assist ncia Social
  • Org
  • Org
  • Org, pedagogica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!