Fisica

Páginas: 10 (2437 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
UNIVERSIDADE SALVADOR
ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL I
PROFESSORA: JUREMA DE CASTRO
ENSAIO DE CHAMA
GRUPO:
ANA KATARINA ANJO DOS ANJOS
ANA PAULA DONATO BERNARDES
CAMILA NUNES DA SILVA FERREIRA
MARCELA MASCARENHAS DE SOUSA
PATRICIA ESTRELA DA SILVA GARCIA
SALVADOR
2010
UNIVERSIDADE SALVADOR
TÍTULO DO EXPERIMENTO: ENSAIO DE CHAMA
DATA DO EXPERIMENTO: 25/08/2010
ALUNAS:ANA KATARINA ANJOS DOS ANJOS; ANA PAULA DONATO BERNARDES; CAMILA NUNES DA SILVA FERREIRA; MARCELA MASCARENHAS DE SOUSA; PATRICIA ESTRELA DA SILVA GARCIA
SALVADOR
2010
OBJETIVOS DO EXPERIMENTO
O objetivo do experimento é identificar os elementos mais eletropositivos, os cátions das substâncias, através das cores que estas emitem quando submetidas ao aquecimento e verificar a relação do que foiobservado com o modelo atômico de Bohr.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
A matéria é constituída por partículas - os átomos, que sua vez é, em escala menor, composto por prótons, nêutrons e elétrons.
Ernest Rutherford, em 1991, descobriu que o átomo possui, no centro, um núcleo no qual se concentra praticamente toda sua massa, onde estão localizados os prótons e os nêutrons. Os elétrons, descobertos por J.J. Thompson poucos anos antes, localizavam-se ao redor do núcleo. Não se sabia exatamente como esses elétrons se dispunham e quais suas relações com o núcleo. Max Planck – 1900: referia-se à radiação de corpo negro, e sua proposta deu início ao que hoje é conhecido como teoria quântica. Ele dizia que a energia não é emitida de forma contínua, mas sim em blocos (quantum), com quantidades discretasde energia.
E = h.f, onde h é a constante de Planck, igual a 6,62 × 10-34 Js-¹
A teoria quântica permitiu que Niels Bohr, em 1913, pudesse formular algumas leis para explicar o modelo pelo qual os elétrons giram em órbita ao redor do núcleo atômico. A primeira lei era que os elétrons podem girar em órbita somente a determinadas distâncias permitidas do núcleo, a segunda lei era que um átomoirradia energia quando um elétron salta de uma órbita de maior energia para uma de menor energia. A transição de um elétron, de uma órbita para outra, não seria gradativa, seria por saltos. Além disso, um átomo absorve energia quando um elétron é deslocado de uma órbita de menor para uma órbita de maior energia. Em outras palavras, quando o átomo recebe energia de uma fonte externa, absorve-a, assim oelétron salta para uma camada mais externa para atingir um nível mais alto de energia, assim diz-se que o átomo está no seu estado excitado. Quando o elétron decai, retornando à sua camada de origem, libera fótons, que é uma radiação eletromagnética e tem comprimento de onda. Cada uma dessas emissões aparece no espectro como uma linha luminosa bem localizada.
Pelo fato de serem consecutivos,esses saltos produzem uma onda eletromagnética que é uma sucessão de fótons de energia. A onda eletromagnética tem uma velocidade de propagação de 3 x 108 m/s. A velocidade é dada por V = λf, onde λ é o comprimento da onda e f é a freqüência da onda.
O experimento denominado “ensaio de chama”, realizado em laboratório, é usado para identificar os cátions de algumas substâncias. Isso se deve ao fatode que, em contato com a chama do bico de Bunsen, essas substâncias emitem uma coloração, esse comportamento é em função da presença do cátion.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAL UTILIZADO:
1. Espátula
2. Vidro de relógio
3. Pinça metálica
4. Bico de Bunsen
5. Béquer
6. Haste metálica (fio de cobre)
SUBSTÂNCIAS:
1. HCl (ácido clorídrico)
2. H2O (água)
3. NaCl(cloreto de sódio)
4. Na2SO3 (sulfito de cobre)
5. KI (iodeto de potássio)
6. LiCl (cloreto de lítio)
7. CuSO4 (sulfato de cobre)
8. Ba(OH)2 (hidróxido de bário)
9. CaCO3 (carbonato de cálcio)
10. Sal desconhecido
PROCEDIMENTO:
1. Colocamos uma ponta de espátula de cloreto de sódio em um vidro de relógio.
1. Molhamos a haste metálica na solução de HCl concentrado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!