Relatorio de tec em analises clinicas

Páginas: 69 (17146 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
CAPÍTULO I
Biossegurança
1. Introdução
O termo biossegurança define o conjunto de medidas e condutas que devem ser adotadas pelos profissionais do laboratório, com o objetivo de minimizar os acidentes ocorridos no laboratório, devem ser adotadas e conhecidas por todos os profissionais envolvidos com a rotina de laboratorial, desde o recebimento do paciente até a liberação dos resultadosfinais.

2. Conceitos em biossegurança
Com o aperfeiçoamento e a utilização de meditas que visam minimizar os riscos de acidentes laboratoriais. É bom lembrar que tal medita protegem o manipulador e também o paciente.

2.1. Procedimento Operacional Padrão (POP)
Os procedimentos operacionais padrão (POPs), nada mais são do que uma tentativa e padronizar algumas atividades realizadas no laboratório,de forma que, independentemente de quem as realizem, elas sejam executadas da mesma forma. Os POPs dos laboratórios são elaborados, pelos profissionais de laboratório, incluindo-se técnicos, auxiliadores e bioquímicos, e devem ser consultados em caso de duvida.

2.2. Equipamento de proteção individual (EPI)
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) incluem todos aqueles equipamentos deuso individual que devem existir no laboratório para serem utilizados pelos profissionais envolvidos com a rotina laboratorial.
Para a proteção a proteção da região da face, pode-se utiliza e o óculo, associado á mascara, os quais evitam que os respingos de material biológico ou ainda os aerossóis.
Para a proteção das mãos, devem ser utilizadas as luvas, as quais podem ser de três tipos: látex,borracha e couro cujas funções diferem quanto ao tipo de atividade que será realizada.
O jaleco deve ser do tipo longo, com mangas compridas e que se feche na frente. E aconselhável que seja produzido com tecido grosso e não muito permeável. Vale a pena lembrar que o ato de reencapar agulhas é a principal causa de contaminação de profissionais de laboratorial.

2.3. Equipamento de proteçãocoletiva (EPC).
Os equipamentos de proteção coletiva (EPC) incluem: lava-olhos, chuveiros, extintores de incêndio, mangueiras de incêndio, além das cabines de seguranças biológicas e das capelas de exaustão química.

3. Lavagem, descontaminação e esterilização.
Os materiais reutilizáveis devem ser primeiramente descontaminadas, sendo colocados em imersão em hipoclorito de sódio a 2% por 24 horas.Com esse procedimento, consegue-se eliminar todas as formas de vida negativa, exceto os esporos. A lavagem consiste em remover por meio de foça mecânica, os materiais reutilizáveis, com, por exemplo as vidrarias; em geral, utiliza-se água e sabão neutro. O Ministério da Saúde, que recomenda que os materiais sejam auto clavados ou estufa por 1 hora, á temperatura de 121ºC a 170ºC.
Para materiaiscujo poder infectante seja muito elevado, recomenda-se seguir a seguinte sequência: Esterilização -- Lavagem -- Esterilização, ou seja, a primeira etapa que seria a descontaminação é substituída por mais uma etapa de esterilização.

4. Procedimento em caso de riscos evidentes.
* Derramamento de matéria orgânica no chão e nas bancadas:
Deve-se cobrir o material com gaze ou com papel absorvente e,seguida, adicionar hipoclorito o qual deve agir por 20 minutos.
* Derramamento de substância químicas no chão e nas bancadas:
Deverá ser coberta com arei ou serragem, até que seja totalmente absorvida, com ajudar de uma pá o material deve ser recolhido e colocado em um saco plástico com a identificação Risco Químicos.

5. Descarte dos resíduos laboratoriais.
* Procedimento para descarte demateriais perfura cortantes:
Os materiais com agulhas, lancetas, tubos capilares e vidrarias devem se acondicionadas em caixa de papelão apropriadas tipo descartex.
* Procedimento para descarte de outros tipos de materiais:
Os matérias, como luvas, algodão, papel toalha, devem ser acondicionados em sacos de lixo brancos.

6. Boas práticas laboratoriais
Dentro do laboratório, não se deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tcc tec. analises clinicas
  • Relatório de Exames de Análises clinicas
  • relatorio de analises clinicas
  • relatorio estagio analises clinicas
  • Relatório de análises clínicas
  • Relatório de estágio em analises clinicas
  • relatorio de estagio analises clinicas
  • relatorio em analises clinicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!