Fisica: Radioactividade

Páginas: 3 (746 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Conceito de Radioactividade:
Radioatividade que é um fenômeno pelos quais os núcleos atômicos sofrem transformações e emitem radiações, podendo nesse processo formar novos elementos químicos.Existem na natureza alguns elementos fisicamente estáveis cujos átomos ao se desintegrarem emitem energia sob forma de irradiação. Da se o nome radioatividade justamente a essa propriedade que tais átomostêm de emitir radiação. Urânio - 235, Cobalto – 60, Tório - 232 são exemplos de elementos fisicamente estáveis ou radioativos. Eles estão em constante desintegração liberando energia através de ondaseletromagnéticas, ou partículas subatômicas com aumento da velocidade. Esses elementos, portanto, emitem radiação constantemente.

Descoberta da Radioactividade:
No ano de 1896, o francês HenriBecquerel constatou que um composto de urânio - sulfato de potássio e uranilo - apresentava a interessante característica de causar uma mancha numa chapa fotográfica mesmo no escuro e embrulhada em papelnegro.
A interpretação de Becquerel era de que o composto emitia algum tipo de raio capaz de atravessar o papel e atuar sobre a chapa. Essa propriedade era semelhante à do raio X descobertos um anoantes por Wilhelm Conrad Röntgen.
Ainda no mesmo ano, Becquerel percebeu que os raios do urânio ionizava gases, isto é, provocavam neles o aparecimento de íons, tornando-se condutores de correnteelétrica. Anos mais tarde, o alemão Hans Geiger utilizava essa propriedade para criar o famoso contador Geiger.
No final de 1897, a polonesa Marie Sklodowska Curie passou a se interessar pelo fenômenodescoberto por Becquerel. Em abril de 1898, ela já havia percebido que, além do urânio, outro elemento conhecido , o tório, também emitia os misteriosos raios. Começou, então, a suspeitar da existênciade elementos radioativos desconhecidos. Em julho do mesmo ano, com ajuda do marido, físico francês de renome Pierre Curie, descobriu um novo elemento que chamou de polônio. Alguns meses depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Radioactividade
  • Radioactividade
  • Física e física
  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!