Fichamento - peter burke, a escola dos annales

Páginas: 7 (1603 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
IFCH – Departamento de História
Professora: Maria Regina Cândido
Disciplina: Laboratório I

Aluno: Robson R. A. Vieira

Fichamento da obra “Escola dos Annales: A Revolução Francesa da historiografia – Peter Burke".

Escrita no ano de 1990 por um britânico, a “Escola dos Annales: a revolução francesa da historiografia” nos apresenta uma visão nãofrancesa acerca de tal escola, ou como o autor diz de tal movimento. Esse Britânico, de nome Peter Burke, obteve seu doutorado pela Universidade de Oxford(1957-1962), foi professor das universidades de Sussex e de Princeton e atualmente é professor emérito da Universidade de Cambridge. Além disso, já foi professor visitante do IEA da USP.
Tida como uma revista de importante representatividadepara a historiografia, pois teve como motivação para sua criação a intenção de promover uma nova espécie de historia e continua a encorajar inovações. No seu prefácio, Peter Burke nos apresenta uma síntese sobre as diretrizes da revista, segundo ele:
“Em primeiro lugar, a substituição da tradicional narrativa de acontecimentos por uma história-problema”. Em segundo lugar, a
história de todas asatividades humanas e não apenas história política. Em terceiro lugar, os dois primeiros objetivos, a colaboração com outras disciplinas, tais como a geografia, a sociologia, a psicologia, a economia, a linguística, a antropologia social, e tantas outras. [p.12]”

Frente a essa importância da escola dos Annales, Peter Burke usa como motivação para formular esse livro a intenção de descrever,analisar e avaliar a obra da Escola dos Annales.
Em seu prefácio, Peter Burke ainda nos divide os Annales em três gerações distintas que serão aprofundadas mais tarde.
Em seu primeiro capitulo, intitulado “ O Antigo Regime na historiografia e seus críticos”, Peter Burke nos retrata a batalha de guerrilha travada contra a historia politica e militar, que até então dominavam o cenáriohistoriográfico.
Peter Burke, nos mostra que as criticas a esse tipo de historia não foi algo exclusivo dos Annales, tanto no Iluminismo quanto no século XVIII existiram inúmeras contestações. Esses historiadores, de acordo com Burke, “concentraram-se na historia das estruturas”[p.18].
Porém, com a revolução copernicana na história, conforme nos cita Peter Burke, a história das sociedades voltou a se encontrarmarginalizada. Sendo assim, tudo que era história não política foi excluída da nova disciplina acadêmica.[18]. Porém, ainda assim existiram focos de resistência, como por exemplo, os historiadores Michelet, Burchardt, Karl Marx e Fustel de Coulanges.
Um dos ataques mais direcionados foi o realizado pelo economicista François Simiand que atacou os três ídolos da tribo dos historiadores: Ídolopolitico, ídolo da historia politica e o ídolo individual.
Ou seja, Peter Burke direciona seu primeiro capitulo para nos fornecer uma síntese do que ele denomina como “ Antigo Regime “ da historiografia e nos mostra os inúmeros ataques que tal historiografia recebeu.
Em seu segundo capitulo, intitulado “ Os fundadores: Lucian Febvre e Marc Bloch “ nos apresenta a primeira geração dos Annales quesob a liderança de Febvre e Bloch abrem fogo contra o antigo regime historiográfico e fundam os Annales.
Peter Burke nos apresenta no inicio desse segundo capitulo uma biografia de cada fundador. Segundo ele, o contato com quatro amigos foi essencial para a carreira de Lucian Febvre, são eles: O geografo Paul Vidal de La Blache, o antropólogo Lucien Lévy-Bruhl, o historiador Émile Male e olinguista Antoine Meillet. Com o contato com Vidal de La Blache, Lucian Febvre adquiriu , segundo Peter Burke, umas das características mais marcantes de sua carreira: A introdução geográfica [p.26-29].
Sobre Bloch, Peter Burke nos afirma que ele, assim como Febvre frequentou a École Normale e teve como maior influencia Émile Durkheim[p.29]. Assim como Febvre, Bloch pensava sob a perspectiva de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola dos Annales
  • RESENHA DO LIVRO “A ESCOLA DOS ANNALES”, DE PETER BURKE
  • Resenha
  • fichamento PETER BURKE
  • Fichamento
  • Fichamento do livro o que é história cultural? de peter burke
  • A Escola Dos Annales RESENHA SEGUNDO PETER BUKER
  • Peter burke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!