FGV - EAD Docencia

Páginas: 12 (2786 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Trabalhar na educação nos dias atuais de uma forma geral requer do professor uma postura diferente do passado, devido às novas tecnologia se avanços da sociedade, o educador deve estar sempre atualizado e preparado para enfrentar os diversos problemas encontrados no seu dia a dia. Segundo LACERDA (2011)
Nos dias atuais a educação passa por profundas transformações, tendo em vistaas mudanças constantes que vêm ocorrendo no mundo. As novas tecnologias evoluem num ritmo cada vez mais acelerado, e o mundo científico também avança constantemente, com novas descobertas e estudos, apontando diferentes competências para atuar na sociedade e no campo educacional. Diante disso, os novos desafios vêm, instigando os profissionais da educação a buscarem novo saberes, conhecimentos,metodologias e estratégias de ensino. As mudanças no contexto escolar e social requerem profissionais atualizados e competentes, que estejam preparados para atuar com diferentes problemas.
O grande volume de informações existentes contribui para tornar o conhecimento uma ferramenta à disposição de todos, professores e alunos. Nessa sociedade onde ideias, passam a ter grande importância, pessoasse reúnem para a discussão de ideias, numa tentativa de amenizar os aspectos negativos da globalização.
Hoje o pensar é o grande diferencial entre as pessoas e as sociedades. Por isso, o principal papel da educação nesse processo é o de fazer os alunos pensarem. Mas o que é o pensar? Uma boa definição é encontrada no livro “El café de los filosofos muertos” de Nora K. e Vittorio Hösle.
Pensaré aprender a ser livre, responsável e honrado. Pensar é esforço e inconformismo, para com o mundo e também para consigo mesmo. Pensar é duvidar e criticar, não de forma altaneira ou presunçosa, senão por desejo do bem comum. Pensar é ter o tempo de poder fazê-lo. Pensar não é repetir ou reproduzir. Pensar é ativar o que de nobre há no ser humano, porque pensar e também sentir e intuir. A frasede Descartes não é de todo certa: não se trata de "penso, logo existo", mas penso, logo vivo. Viver é encontrar seu próprio caminho e evitar permanentemente a tentação do fácil. O fácil é não pensar (K. & HÖSLE, 1998, p. 9). Segundo Nora K. e Vitório Hosle (1998)
Temas sobre enfoque na educação são bastante pesquisados e trabalhados por diversos pesquisadores, contribuindo com informações edados relevantes a fim de conhecer entre outros a realidade do sistema educacional e dos problemas enfrentados pelos profissionais, professores e educadores que convivem diariamente nessa esfera.
Neste novo cenário educacional, a comunicação é o meio pelo qual a informação se disseminam, agregando valor aos indivíduos que conseguem transformá-las em conhecimento. Há necessidade de uma grandehabilidade de relacionamento interpessoal, em aspectos como linguagem, comportamento, vivência multicultural e habilidade para manusear e aplicar os processos e técnicas pedagógicas de maneira adequada e contextualizada. Nesse contexto, mesmo que ainda seja sutil por diversos fatores o professor assume uma função política e social dentro da sociedade, se tornando um dos profissional mais demandados,mas para esse demanda ser suprida, uma série de mudanças deve acontecer, sobretudo na perfilagem do professor. Essas mudanças em muitos ambientes educacionais já é uma realidade, mais ainda há grandes resistências provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio, e avalia mal o nível e a efetividade do ensino dentro das instituições deensino. O grande volume de informações existentes contribui para tornar o conhecimento uma ferramenta a disposição de todos, mestres e alunos.
Assim como ninguém aprende tanto sobre um assunto como o homem que é obrigado a ensiná-lo, também ninguém se desenvolve tanto como o homem que tenta ajudar os outros a se autodesenvolverem. (Drucker, 2000). Sob a luz da reflexão de Drucker discorreremos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anexo ii estágio docencia ead
  • A docência no ensino Superior EAD(Ensino a Distância): qualidades e precariedades para a reflexão
  • Docência
  • Docencia
  • Docência
  • docéncia
  • Docencia
  • docência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!