gestao de projetos

Páginas: 23 (5643 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE
SÃO PAULO – FESPSP
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO – FAD

Aldemar Dias
Diogo Ciambelli


Gestão de Projetos:
Aplicação pratica






Trabalho apresentado a disciplina:
Organização e Sociedade
Professor: Silvio MouraSão Paulo
Setembro/2014

Sumário

1. Introdução

Uma forma simples e objetiva que consideramos para conceituar um projeto é exemplificar o que fazemos em nossas vidas, tais como: concluir um curso superior, casar, construir ou comprar um imóvel, etc. Todos os projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos. Em consequência, às vezes,temos que priorizar alguns e abandonar ou postergar outros.
Nas empresas, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado.
Segundo alguns autores, originar um projeto decorre da necessidade de Recursos; Insumos; Tempo; Conscientização e que, portanto, precisa ser muito bem utilizado e explorado para atender ao objetivo proposto. Daí surge a importânciasignificativa de estudar e compreender melhor o que vem a ser a gestão de projeto.

Vários autores abordam a gestão de projetos, com ligeiras variações de conceito:

Segundo Menezes (2003) “projeto é uma subdivisão do macro projeto/programa em que as ações estão bem definidas e os recursos perfeitamente delineados, em nível de aprovação, por quem o encomendou ou pelo órgão financiador a que vaiser apresentado”.

Na visão de Maximiano (2007), “projeto é atividade ou empreendimento, dentro de um macro projeto/programa, que tem começo e fim programados, e que deve resultar num produto final singular, o qual procura resolver um problema específico”.

Para Kerzner (2002), a gestão de projeto de relativamente curto prazo que foi estabelecido para a concretização de objetivosespecíficos;

Keeling (2005), refere que a gestão de projetos é um processo através do qual um projeto é levado a uma conclusão. Tem três dimensões: objetivos (âmbito, organização, qualidade, custo, tempo); processo de gestão (planejar, organizar, implementar, controlar); níveis (integrativo, estratégico, táctico).

O PMI (Project Management Institute), define gestão de projetos como sendo o processoatravés do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às actividades do projeto de forma a satisfazer as necessidades e expectativas dos diversos stakeholders que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

Historicamente, o PMI é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em1969 por um grupo de cinco voluntários, na Filadélfia - Pensilvânia - EUA.
Principias objetivos do PMI:
Formular padrões profissionais de gestão de projetos;
Gerar conhecimento por intermédio da investigação;
Promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.
Meta principal do PMI:
Avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento deprojetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e pró-ativa, para que as organizações em todos os lugares apóiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos.

Na década de 70 o PMI realizou o primeiro seminário em Atlanta (Estados Unidos), do qual participaram mais de oitenta pessoas.
Na década de 80 o PMI implantou um código de ética para o profissional em gestão de projetos e realizoua primeira avaliação para a certificação PMP (Project Management Professional) – Profissional de gerencia de projeto.
No começo dos anos 90, foi publicada a primeira edição PMBOK (Project Management Body of Knowledge) – O livro é uma metodologia internacional para realizar o gerenciamento de projeto, elaborado pelo PMI.
O propósito do PMBOK é identificar e descrever conceitos e práticas do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • gestao de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projetos
  • Gestão de projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!