contabilidade financeira

Páginas: 38 (9443 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
CAPITULO I
I. INTRODUCAO
No decurso da nossa formação desde a Contabilidade Financeira I até a Contabilidade Financeira IV, incluindo a disciplina de Contabilidade Internacional, algumas questões suscitaram discussões e inquietações devido a não perceção de alguma norma, tendo em conta que neste curso o mais prático são as normas Internacionais de Relato financeiro, desde a sua compreensãoate a sua aplicação.
Sendo assim, para melhor perceção de algumas questões foi nos concedidos este trabalho e que com objetivo concreto de percebermos os tratamentos contabilísticos de Outros Países, como o caso específico da Alemanha.
Tendo em conta que para o nosso trabalho foi nos indicado a Alemanha, que anteriormente esteve envolvida em duas Guerras Mundiais, no entanto é comum encontrarreferências sobre este assunto ao longo dos anos 50 e 60. Desconsiderando o caso da emissão das ações da Daimler-Benz da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1993, não se localizam referências sobre o assunto da Contabilidade Alemã. Ele caiu no esquecimento, exceto por alguma tese ou dissertação, periódico europeu, ou então, nos manuais de grandes empresas de auditoria.
O objetivo aqui é trilhar ocaminho evolutivo da Contabilidade alemã através da literatura contábil, apontar suas principais características à Contabilidade mundial e, por fim, analisar suas perspetivas em relação ao futuro.
Acontece que depois do final da Segunda Guerra Mundial e da reforma monetária de 1948, a Alemanha desenvolveu uma economia social de mercado. As empresas foram expostas à pressão da competição e foramorientadas para o mercado. Pouco a pouco, o mercado de bens e serviços e, mais tarde, os mercados de capitais tornaram-se internacionais.
A contabilidade viu a sua posição de destaque na administração de empresas diminuir em favor de outras áreas e funções administrativas, particularmente o marketing, as finanças, a área tributária, a área organizacional e a administração geral. Dentre os gruposde influência contábil internacional, dois destacam-se dos demais pela sua tradição, orientação e desenvolvimentos. Um é o grupo "Anglo-americano" e o outro é o Europeu Continental, do qual a Alemanha é o maior representante.
O sistema jurídico, a natureza do financiamento e a estrutura organizacional constituem os principais fatores diferenciais na análise contábil internacional. Como alegislação alemã é quem prescreve as regras contábeis, há uma dificuldade muito grande de se executar modificações necessárias a um processo de harmonização. A Contabilidade na Alemanha teve seu início de forma diferente dos países do chamado grupo "Anglo-americano". Preocupados com a fundamentação econômica, os acadêmicos desenvolveram doutrinas que nem sempre foram implementadas na lei. Além disso, osobjetivos perseguidos em cada sistema são diferentes.
Na Alemanha, a Contabilidade, historicamente, visa à proteção do credor. Medidas como integrar a tributação à Contabilidade Financeira traduziram-se num conservadorismo exacerbado, visando, fundamentalmente, à proteção e manutenção do capital. Os objetivos informacionais do grupo "Anglo-americano" prevaleceram nos padrões internacionais deContabilidade, gerando conflito com os padrões prescritivos e conservadores da Alemanha.

A saída tem sido flexibilizar as regras de mensuração e de divulgação nas Demonstrações Contábeis Consolidadas, de modo que estas representem a aplicação das diretivas da Comunidade Europeia e das Normas do IASC, tornando-as mais transparentes e compreensíveis aos usuários da informação contábil. Contudo, emrelação às demonstrações individuais (não consolidadas) ainda não existe uma resposta sobre a harmonização.
Sendo assim, o grupo conclui que, apesar de todos os esforços, os padrões de contabilidade alemães continuam favorecendo a "forma sobre a essência".

1.1. Problemas

A implementação das IFRS constitui um desafio para as Instituições, é um processo que é fundamental que seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • contabilidade financeira
  • Contabilidade financeira
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • cONTABILIDADE FINANCEIRA
  • CONTABILIDADE FINANCEIRA
  • Contabilidade Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!