fertelidade

Páginas: 8 (2000 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Infertilidade
A infertilidade pode é definida como a incapacidade de conceber um filho, após um ano de tentativas sexuais sem a utilização de métodos contraceptivos, podendo ainda ser dissociada em infertilidade primária (o casal nunca engravidou antes) ou infertilidade secundária (o casal já teve uma gestação anterior).
De um modo geral, 30% das causas de infertilidade são de origemmasculina, outros 30% de origem feminina, 10% são causas indeterminadas, e 30% são causas mistas, isto é, as causas de infertilidade são de origem de ambos os parceiros.

A prevalência da infertilidade conjugal é de 15-20% na população em idade reprodutiva. A taxa de infertilidade masculina é similar à taxa de infertilidade feminina. Em média, 80% dos casos apresentam infertilidade nos dois membros docasal, sendo, geralmente, um mais grave do que o outro. A infertilidade tem aumentado nos países industrializados devido ao adiamento da idade de concepção, à existência de múltiplos parceiros sexuais, aos hábitos sedentários e de consumo excessivo de gorduras, tabaco, álcool e drogas, bem como aos químicos utilizados nos produtos alimentares e aos libertados na atmosfera.(http://www.apfertilidade.org/web/infertilidade)

Principais causas de infertilidade masculina
Baixa ou inexistente produção de espermatozóides.
Produção de espermatozóides anormais, por exemplo, com pouca mobilidade.
Dificuldades na relação sexual.
Vasectomia
Alteração do esperma
Criptorquidia
Anomalias endócrinas
Anomalias do cariótipo
Tumores malignos
Lesões do escroto
Causa desconhecida (idiopática)Azoospermia secretora
Azoospermia obstrutiva
Anejaculação
Ejaculação retrógrada


Alterações do espermograma
Com o espermograma avalia-se, no sémen ejaculado (por masturbação após 3 dias de abstinência: relação sexual boa, 3 dias sem relações, colheita na manhã do 4º dia), o volume, o pH, a viscosidade, o tempo de liquefacção, a concentração, mobilidade, morfologia e resistência dosespermatozóides, as infecções e a presença de auto-anticorpos. Causas das anomalias seminais. As alterações do espermograma podem ser devidas a causas genéticas (principal causa) ou secundárias (infecções genitais, álcool, tabaco, drogas, tóxicos ambientais, tóxicos profissionais, tóxicos alimentares, sobreaquecimento, medicamentos, sedentarismo). O tempo de abstinência (2-5 dias) serve para acumular umagrande quantidade de espermatozóides no canal excretor que se localiza a seguir ao testículo (epidídimo), e que funciona como reservatório dos espermatozóides até à ejaculação. Essa quantidade é a essencial para se poderem efectuar todos os testes necessários. O volume médio normal do sémen é de 2-5 mL. A hipospermia (diminuição do volume do sémen) e a hiperspermia (aumento do volume do sémen) indicamum número reduzido ou ausência de espermatozóides. Um pH ácido indica infecção pelo bacilo da tuberculose ou ausência congénita dos canais excretores. A viscosidade aumentada e o aumento do tempo de liquefação (> 30 minutos) é indicação para análise genética do gene CFTR. A concentração normal de espermatozóides é de ≥20 milhões/mL (oligozoospermia: diminuição da concentração dos espermatozóides;azoospermia: ausência de espermatozóides). A mobilidade dos espermatozóides é variável, mas os fecundantes têm de apresentar uma mobilidade progressiva rápida de ≥25% do total (astenozoospermia: diminuição da mobilidade progressiva rápida dos espermatozóides; necrozoospermia: imobilidade total por morte dos espermatozóides). A morfologia normal dos espermatozóides deve ser ≥15% (teratozoospermia:diminuição do número de espermatozóides morfologicamente normais). A resistência da membrana (mede a capacidade da mobilidade durante os 1-2 dias necessários no trajecto desde o canal vaginal até encontrar e fecundar o ovócito na extremidade distal da trompa) é calculada pela vitalidade e pelo teste hipo-osmótico, que devem ser ≥60%. A presença de células germinais imaturas indica descamação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fertelidade
  • Manipulaçao fertelidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!