oooooooooooooo

Páginas: 29 (7193 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Campus de Marechal Cândido Rondon
Curso de Letras – Português/Alemão/Espanhol/Inglês

ATIVIDADE “PROJETO DE ENSINO COM TEXTOS LITERÁRIOS CURTOS”

Docente proponente: Franciele Maria Martiny

Participantes: Alunos do 4º ano do Curso de Letras – Português/Alemão/Espanhol/Inglês


TÍTULO: De “A cabeça” de Vilela à nossas mãos.
DOCENTEPROPONENTE: Mirtes Boaro
TURMA/NÚMERO PARTICIPANTES: 1° ano/ aproximadamente 25 alunos.
PERÍODO DE EXECUÇÃO: agosto a setembro
TEMA: Contos
TOTAL HORAS/AULA:14h.

1. JUSTIFICATIVA

Este projeto foi elaborado para aproximar os alunos da leitura de textos literários, a partir da proposta de trabalhar os contos de Luiz Vilela que estão em seu livro titulado “A Cabeça”.
Este trabalhoserá um momento, no qual, o aluno terá contato com uma literatura considerada curta, e com esta literatura será trabalhada a leitura por prazer dos alunos. Desta forma, com este projeto tentarei aproximar os alunos da leitura a partir da leitura fruição.
A leitura fruição é de fundamental importância nas aulas, principalmente, as de Português, pois é através desta leitura que os alunos seinteressam por leituras mais longas. Também, esta leitura não é pretexto para trabalhar a gramática, e é através dela que pretendo mostrar aos alunos que, as aulas de gramática também podem ser divertidas.
O principal motivo pelo qual este projeto foi proposto, é que, a partir de todas as leituras realizadas sobre a leitura fruição, e após ver a realidade das escolas em relação a leitura, proponho levaruma nova visão sobre a leitura, e também desejo trabalhar com os alunos uma forma diferente de contar os contos de Luiz Vilela que estão no livro intitulado “A cabeça”.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Este projeto tem como objetivo ampliar o interesse em relação à prática da leitura, em uma turma do 1° ano do Ensino Médio, para isso é necessário ter em mente o que é a literatura e qual suaimportância no ensino.
Em relação a leitura Riolfi afirma:

A leitura sempre foi razão para as mais diversas teses e os mais emocionantes depoimentos. Em um tempo em que, indiscutivelmente, a leitura literária tem-se restringido cada vez mais a pequenos grupos, dando-lhes um aspecto démodé, é sempre bom reafirmar que cada esforço de leitura é, antes, tentativa de compreensão e interferência, sejanaquilo que constitui o texto, seja naquilo que ele ajuda a desnaturalizar, por exemplo, as nossas certezas (RIOLFI, 2008, p.105).

A partir desta citação é possível perceber a importância da leitura de textos literários na escola, é a partir desta leitura que o professor tem a capacidade de mudar a realidade presente em nosso tempo. E é isso que pretendo realizar com este projeto.
Almejo utilizareste projeto como meio para interagir com os discentes, levá-los uma nova visão do que é a leitura e mostrar que aula de Português não é apenas gramática.
Partindo dos contos que levarei à sala de aula, pretendo valorizar a leitura, e mostrá-la como sendo um meio para alcançar e ter acesso a um novo mundo.
Antunes aponta a leitura como:

Na verdade, pela leitura, temos acesso a novas ideias,novas concepções, novos dados, novas perspectivas, novas e diferentes informações acerca do mundo, das pessoas, da historia dos homens, da intervenção dos grupos sobre o mundo, sobre o planeta, sobre o universo. Ou seja, pela leitura promovemos nossa entrada nesse grande e interrupto diálogo empreendido pelo homem, agora e desde que o mundo é mundo (ANTUNES, 2009 p.193).

Partindo deste pressupostovemos como, a partir leitura podemos levar o aluno a conhecer mundos novos, e fazer desta leitura algo prazeroso e agradável.
Para levar o prazer da leitura para os alunos, utilizarei contos, que são uma literatura mais curta. E a partir deles pretendo realizar um trabalho, no qual, os alunos tenham mais interesse pela leitura e se “joguem” no universo literário.
Barzotto e Britto deixam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oooooooooooooo
  • Eu kkkkkkkkkkkkkkkk oooooooooooooo iiiiiiiiiii

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!