fhida kalo

2669 palavras 11 páginas
A Arte das Vanguardas
Trabaho sobre a artista: Frida Kahlo

Aluna: Filipa Rei
3120129

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon foi uma das personagens mais marcantes da história do México. Patriota declarada, comunista e revolucionária Frida Kahlo, como ficou conhecida, teve uma vida de superações e sofrimentos que refletidos na sua obra, a tornaram uma das maiores pintoras do século XIX.
Nascida a 6 de Jullho de 1907, em Coyacán, numa família arruínada, compreende depressa que tem pouco a esperar da vida. O seu pai Guillermo tem uma vida difícil. Fotógrafo oficial no tempo de Porfírio Díaz, a revolução deixou-o sem dinheiro, sem futuro, vivendo de expedientes num estúdio fotográfico no centro da cidade do méxico, onde tira retratos aos cumunhantes e aos recém-casados; É Matilde Calderón, a mãe de Frida que tem que se ocupar com a susbsistência do casal, vendendo os seus objectos e os seus móveis, alugando quartos e economizando com pequenas astúcias. Para Frida a mãe teve um papel muito importante na sua vida afectiva. Demasiado piedosa ao mesmo tempo dura, autoritária e severa, “Mi Jefe”, dizia Frida. (“o meu patrão”) É da mãe que recebe aquilo que a destingue das outras raparigas da sua classe, a energia, o olhar brilhante e a sua devoção quase religiosa do ideal revolucionário.
O seu pai, frágil e sonhador é o homem-criança que Frida procurará toda a vida, sabendo que das seis filhas é a preferida do pai.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira. Mas com o tempo e os acontecimentos trágicos que lhe mudaram a vida a arte acabou por entrar na sua vida, como uma forma de se expressar.
Em 1913, com apenas seis anos, Frida sofreu uma poliomielite na perna esquerda, que lhe causou dores e complexos que durarão toda a vida. Nos seus quadros esconde em geral a sua doença, e no único quadro

Relacionados