Ferramentas Aplicadas na Internet na Psicologia

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATRIOCINIO
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIA DA VIDA
PSICOLOGIA





Loide Ferreira Gomes, 54
1° Semestre







FERRAMENTAS DE PESQUISA NA INTERNET APLICADAS Á PSICOLOGIA














ITU
2014
Loide Ferreira Gomes













FERRAMENTAS DE PESQUISA NA INTERNET APLICADAS Á PSICOLOGIA


Trabalho de Laboratóriode Informática Integrado à Psicologia I, apresentado como exigência parcial para nota prova oficial 1, do curso de psicologia da Faculdade de Saúde e Ciências da Vida do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio sob orientação do Prof. Especialista Juliano Squarsone Di Sciervo










ITU
2014
SUMÁRIO


























INTRODUÇÃO

Opresente trabalho é sobre desenvolvimento de pesquisa, tem como principal finalidade mostrar as possíveis ferramentas de pesquisas, e a maneira correta de utilizá-las.
O objetivo deste trabalho é mostrar algumas das possibilidades de pesquisa, e propor um conhecimento mais amplo, e pratico orientar os alunos acadêmicos do Curso de Psicologia a fazer pesquisas confiáveis na internet para auxiliarnos seus estudos.
Foi organizado em três capítulos básicos, onde o primeiro discorre sobre comando de refinamento de pesquisa, os chamados Operadores Booleanos, e os outros vão falar sobre como fazer pesquisa, mas especificamente no site do Conselho Regional e Federal de Psicologia, porem vai servir como base para outros sites.



















1.0 - OPERADORES LÓGICOSBOOLEANOS

Atualmente qualquer pessoa que tem acesso à internet, usufrui de ferramentas de pesquisas para buscar informações, e a tecnologia tem se desenvolvido cada vez mais para nos oferecer meios práticos para essas pesquisas. São vários os meios e os sistemas de busca, mas podemos citar como exemplo o Google por ser a ferramenta mais usada, pensando em facilitar pesquisas feitas nessasferramentas, existe os Operadores Booleanos, que são comandos de refinamento de pesquisa, são conhecidos como: AND, OR, NOT. Esses vão ter a função de ampliar ou reduzir as características das informações fornecidas na hora da pesquisa. Abaixo temos exemplos como as pesquisas funcionam:
E (AND) significa intersecção, diminui o numero de resultados obtidos e recuperando somente o termo que se escolheu,termos com um só documento será excluído. A pesquisa AND e concluído como uma REFINA.
Ex.: Se buscar com as palavras “água E óleoa partir do momento que usar esse comando na pesquisa apenas aparecerão documentos relacionados a esses dois temas.
Já quando falamos do operador OU (OR) vamos ampliar essa pesquisa, significa união, irá obter maior resultado e recuperar documentos quer um termo, queroutro, quer os 2 termos em um só documento.Nesta pesquisa temos uma ampliação.
Ex.: Se buscar com as palavras água OU óleo, teremos apenas água e óleo ou ambas as palavras.
Já o operador NÃO (NOT) significa exclusão, só o primeiro termo é recuperado, o segundo é excluído do termo lista. Nesta operação precisa-se de muita atenção, porque excluir palavras da pesquisa é um refinamento de sites debusca.
Por Exemplo, se buscar água NÃO óleo exclui os resultados óleo.





(“ “) ASPAS é um limitador inicial e final busca palavras juntas e na ordem.
Ex.: Ao pesquisar Educação Ambiental sem aspas, vai recuperar 2.130.000 resultados. Vai recuperar resultados de educação ambiental, mas também resultados em que a palavra educação apareça. Ou seja, muitos resultados podem não ser relevantespara a sua pesquisa.
Contudo, se pesquisar "educação ambiental" vai recuperar 1.740.000 resultados. Recuperou menos resultados, pois só foram devolvidos os resultados em que estas duas palavras estavam adjacentes nodocumento. Em suma, obteve resultados mais relevantes para a sua pesquisa, (bib.uevora.pt/3-2-5-/2012Biblioteca Geral da Universidade de Évora)

ASTERISCO colocando o símbolo * no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia e internet
  • Psicologia Aplicada
  • psicologia aplicada
  • Psicologia aplicada
  • Psicologia aplicada
  • psicologia aplicada
  • Psicologia Aplicada
  • Psicologia aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!