Livro eurico o presbitero

Páginas: 5 (1010 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Eurico, o presbitero
Alexandre Herculano

Introdução
Este trabalho fala sobre a escola literária romântica, mais concretamente sobre o livro Eurico, o presbítero. É objetivo desde trabalho compartilhar com os colegas da sala o assunto do livro. Está organizado em duas partes. Na primeira parte será abordado o enredo, clima, tempo, entre outros. Na segunda parte temos seis questões sobre aopinião do grupo sobre o livro. E a metodologia utilizada foi a analise de um livro.


Dados do autor

Alexandre Herculano(1810-1877) jornalista, escritor, historiador e poeta participa da primeira geração romântica de Portugal, que cultua o romance histórico.
Herculano envolve-se nas lutas liberais e é exibido na França, em 1831. Em 1832, parte para a Inglaterra e, quando retorna, integra oexército de D. Pedro no cerco a Porto.
Dados da Obra
Trata-se de um romance representativo do gênero romance de cavalaria, da primeira fase do romantismo português.
Enredo
O romance “ Eurico, o Presbítero”, conta a triste história de um amor entre Hermengarda e Eurico. A história se passa no início do século VII na Espanha Visigótica. Eurico e Teodomiro são amigos lutam com Vitiza ( Imperador daEspanha) contra os “montanheses rebeldes e contra a francos, seus aliados” Depois desse bem sucedido combate, Eurico pede ao Duque de Fávila a mão de sua filha, Hermengarda, em casamente. No entanto, Fávila ao saber da intenção de Eurico e, sabendo ainda que esse era um homem de origem humilde, recusa o pedido de Eurico. Certo de que sua amada também o repelia, o jovem entrega-se ao sacerdócio,sendo ordenado como o Presbítero de Carteia. A vida de Eurico resume-se então às suas funções religiosas e à composição de poemas e hinos religiosos, tarefas essas que ocupavam sua mente, afastando-se assim das lembranças de Hermengarda.

Essa rotina só é quebrada quando ele descobre que os árabes, liderados por Tarrique, invadem a Península Ibérica. Então Eurico toma para si a responsabilidadede combater o avanço árabe. Inicialmente, alerta seu amigo Teodomiro e, posteriormente, já diante da invasão , o Presbítero de Carteia transforma-se no enigmático Cavaleiro Negro. Eurico, ou melhor, Cavaleiro Negro luta de maneira heróica para defender o solo espanhol. Devido a seu ímpeto, ganha a admiração dos Godos e lhes dá força para combater os invasores. Quando o domínio da batalha pareceinclinar-se para os Godos, Sisibuto e Ebas, os filhos do Imperador Vitiza, traem o povo Godo com a intenção de assumir o trono. Assim o domínio do combate volta a ser árabe. Logo em seguida Roderico, rei dos Godos, morre no campo de batalha e Teodomiro passa a liderar o povo. Nesse meio tempo, os árabes atacam o Mosteiro da Virgem Dolosa e raptam Hermengarda.

O cavaleiro negro e uns poucosguerreiros conseguem salvá-la quando o “amir” estava prestes a profaná-la. Durante a fuga, Hermengarda, foi levada desmaiada às montanhas das Astúrias, onde Pelágo, seu irmão, estava refugiado. Nesse momento, essas montanhas são o único e verdadeiro refúgio da independência Goda, uma vez que, depois de uma luta terrível contra os árabes, Teomiro aceita as vantajosas condições de paz que lhe sãopropostas: os campos da Bética, que lhe pertenciam, continuariam em seu poder. Em segurança, na gruta Covadonga, Hermengarda depara-se com Eurico e, enfim, declarar seu amor. No entanto, Eurico sabe que esse amor jamais poderá se concretiza, devido as suas convicções religiosas. Então Eurico revela-lhe que o Presbítero de Carteia e o Cavaleiro Negro são a mesma pessoa. Ao saber disso, Hermengarda perde arazão e Eurico, convicto e ciente das suas obrigações religiosas, parte para um combate suicida contra os árabe.


Local

Ambiente medieval, Espanha


Tempo

O romance ocorre no inicio do século VII. O tempo é cronológico e apresenta um desenvolvimento linear . Sua passagem é marcada por datas.


Espaço

O romance acontece na Península Ibérica. Alexandre Herculano nos situa no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ficha do livro Eurico, o Presbítero
  • Resumo do Livro 'Eurico, o Presbítero'
  • Resumo da Livro Eurico, o Presbítero
  • Análise do livro eurico, o presbítero de alexandre herculano
  • Eurico, o presbítero
  • Eurico, o presbítero
  • Eurico o presbitero
  • Eurico, o presbítero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!