trabalho

Páginas: 32 (7972 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

CURSO: Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas

DISCIPLINA: Engenharia de Software

PROF.: Janete Amaral
TURNO:
VISTO

TURMA:
SALA:

TECNOLÓGICO
ALUNO:

DATA: ___/___/___
LEITURA COMPLEMENTAR


FPA - FUNCTION POINT ANALYSIS - REGRAS DE PONTOS DE FUNÇÃO

1 - CONCEITUAÇÃO

A Análise por Pontos por Função (APF) é uma técnica para mensuração de sistemas,desenvolvida por Allan J. Albrecht (IBM, White Plains) em 1979.

A APF dimensiona o software, considerando a perspectiva do usuário, qualificando a funcionalidade que ele proporciona ao seu usuário final baseado principalmente no seu desenho lógico.

Uma aplicação, sob a ótica do usuário, é um conjunto de funções ou atividades do negócio que o beneficiam na realização de suas tarefas.

Uma funçãoespecífica do usuário em uma aplicação é avaliada em termos do que é fornecido pela aplicação e não como é fornecido.

Somente componentes solicitados e visíveis ao usuário são considerados no dimensionamento da aplicação pela técnica de Análise de Pontos de Função.

As funções contribuem para o cálculo de Pontos por Função com base na sua classificação, quantidade (número de funções) e nacomplexidade funcional relativa atribuída a cada uma delas.

A técnica APF considera, no dimensionamento do software, a funcionalidade geral que a aplicação proporciona a seu usuário.

2 - CÁLCULOS DOS PONTOS POR FUNÇÃO

Determina-se o número de APF de uma aplicação em três etapas de avaliação:
- Primeira Etapa - Cálculo dos Pontos por Função não ajustados: Refletem as funções específicas emensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação;
- Segunda Etapa - Cálculo do Fator de Ajuste: representam a funcionalidade geral provida ao usuário pela aplicação;
- Terceira Etapa - Cálculo dos Pontos por Função Ajustados: Refletem a aplicação do Fator de Ajuste sobre o resultado apurado na primeira etapa.

2.1 - CÁLCULO DOS PONTOS POR FUNÇÃO NÃO-AJUSTADOS

As funçõesespecíficas da aplicação, sob a ótica do usuário, devem ser identificadas e agrupadas segundo o seu tipo, ou seja:
- ARQUIVO LÓGICO INTERNO: Representam os requerimentos de armazenamento de grupos de dados logicamente relacionados, cuja manutenção é efetuada pela própria aplicação;
- ARQUIVO DE INTERFACE EXTERNA: Representam as necessidades de grupos de dados logicamente relacionados, utilizados pelaaplicação, mas que sofrem manutenção a partir de outra aplicação;
- ENTRADAS EXTERNAS: Representam as atividades vindas diretamente do usuário por meio de um processo lógico único, com o objetivo de inserir, modificar ou remover dados dos Arquivos Lógicos Internos;
- SAÍDAS EXTERNAS: Representam as atividades da aplicação (processo) que tem como resultado a extração de dados da aplicação;
-CONSULTAS EXTERNAS: Representam as atividades que, por meio de uma requisição de dados (entrada), gera uma aquisição e exibição imediata de dados (saída).

Cada tipo de função possui critério próprio para determinação de sua complexidade funcional relativa, bem como pesos específicos para cálculo do número de pontos a serem atribuídos a cada função. Estes critérios e as regras para classificação dasfunções estão descritos no item 3 - REGRAS DE CONTAGEM DOS PONTOS POR FUNÇÃO NÃO-AJUSTADOS, deste Anexo.

2.2 - CÁLCULO DO FATOR DE AJUSTE

O valor do Fator de Ajuste é calculado a partir de 14 (quatorze) características gerais dos sistemas, que permitem uma avaliação geral da funcionalidade da aplicação.

As características gerais de um sistema são:
- COMUNICAÇÃO DE DADOS: Quando sãoutilizados recursos de Comunicação de Dados para o envio ou recebimento de dados e informações de controles utilizados pela aplicação;
- PROCESSAMENTO DISTRIBUÍDO: Quando a aplicação prevê a distribuição de dados ou de processamento entre várias CPUs da instalação;
- ATUALIZAÇÃO "ON-LINE": Verifica o volume de arquivos lógicos internos que sofrem manutenção "on-line" e o impacto do processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!