Depend ncia de internet SIPE

512 palavras 3 páginas
A INFLUÊNCIA DA INTERNET SOBRE ESTUDANTES DO
ENSINO SUPERIOR:
ATÉ QUE PONTO O RENDIMENTO DIMINUI DEVIDO AO
USO EXCESSIVO?
Autor: Daniel dos Santos Vieira
Acadêmico do Curso de Psicologia – FADERGS

INTRODUÇÃO - A Dependência De Internet (DI) é um transtorno caracterizado principalmente pela incapacidade de controlar o próprio uso da internet. Ela pode causar outros distúrbios psicológicos, como a depressão, e até mesmo prejudicar o portador nas esferas familiares, sociais, profissionais e acadêmicas, já que prima pelo contato virtual ao invés de relacionamentos mais tradicionais, além de outros motivos.
USO DE INTERNET E RENDIMENTO ACADÊMICO - Estudos recentes relacionam o uso de redes sociais com a procrastinação acadêmica, onde os universitários acabam perdendo a consciência do tempo real gasto no acesso, e o efeito que isto pode ter sobre seu desempenho acadêmico. Muitos tipos de interações sociais podem representar um desafio enorme no mundo real, levando os usuários de redes sociais a terem uma socialização mais facilitada, possibilitada no espaço virtual, fazendo com que aumente o risco de um indivíduo se tornar dependente do uso de redes sociais.
REFERENCIAL TEÓRICO - Com efeitos sociais significativamente negativos, os indivíduos que despendem horas excessivas na Internet, tendem a utilizá-la como meios primários de aliviar a tensão e a depressão, apresentam a perda do sono em consequência do incitamento causado pela estimulação psicológica e a desenvolver problemas em suas relações interpessoais. Além disso, os dependentes usam a rede como uma ferramenta social e de comunicação, pois têm uma experiência maior de prazer e de satisfação quando estão on-line, podendo este ser um fator preditor para a dependência. Nesta vertente, alguns estudos consideram a sensação subjetiva de busca e/ou a autoestima rebaixada, timidez, baixa confiança em si mesmo e baixa próatividade como outros fatores preditores para o uso abusivo da Internet.
ASPECTOS METODOLÓGICOS - Com

Relacionados