fadiga

Páginas: 10 (2284 palavras) Publicado: 29 de janeiro de 2014
UNIVESIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA MECANICA





MATHEUS MALAQUIAS BARBOZA







FADIGA











PONTA GROSSA
2013

1) CONCEITO

Fadiga é uma forma de falha que ocorre em estruturas submetidas a cargas dinâmicas e tensões flutuantes (por exemplo, pontes, aviões, e componentes de máquinas). Para estas condições é possívelocorrer falha com um nível de tensão abaixo da tensão de escoamento do material para cargas estáticas. O termo fadiga é utilizado porque esse tipo de falha ocorre depois de um longo período ao qual o material é submetido a tensões e deformações cíclicas. Fadiga é um importante fator para a falha dos materiais e estima-se que é o responsável por cerca de 90% de todas as falhas de metais, polímeros ecerâmicas (com exceção de vidros) também estão susceptíveis a este tipo de falha. Além disso, sua ocorrência é geralmente catastrófica, dado que ocorre de modo frágil, ou seja, sem deformação plástica aparente.

2) ESFORÇOS QUE CAUSAM FADIGA NOS METAIS

Os esforços que causam a fadiga são aqueles que geram as tensões cíclicas, ou seja o material é submetido ao mesmo tipo de tensão com certaregularidade o que ocasiona um certo enfraquecimento no material.

3) INÍCIO DA FADIGA
A ruptura por fadiga começa a partir de uma trinca ou uma falha superficial, se propaga aumentando seu tamanho devido às solicitações cíclicas. Quando a trinca apresenta um crescimento que seja suficiente para que o material não aguente mais a carga o material se rompe repentinamente, a fratura originada pelafadiga é uma fratura fibrosa.
4) ENSAIO DE FADIGA

O ensaio de fadiga é um método utilizado para especificar os limites de tensão e de tempo de uso de um produto, peça ou elemento de máquina. É utilizado também para definir aplicações de materiais. Determina o comportamento de materiais submetidos a cargas flutuantes (ciclicas). Aplicação de cargas alternadas e o número de ciclos necessários paraproduzir a ruptura (numa peça ou corpo de prova).
Os aparelhos de ensaio de fadiga são constituídos por um sistema de aplicação de cargas, que permite simular esforços das condições reais de trabalho, e por um contador de número de ciclos. O ensaio é realizado de acordo com o tipo de solicitação: torção, tração-compressão, flexão, flexão rotativa.

5) CORPOS DE PROVA UTILIZADOS

Os ensaiosde fadiga podem ser realizados com três espécies diferentes de corpos de prova: a própria peça, um modelo ou um protótipo; produtos acabados como barras, chapas, tubos, etc.; corpos de prova usinados. Para o estudo prático da fadiga, as duas primeiras espécies são preferíveis, porque reproduzem as condições da prática, mas exigem máquinas mais caras e quase específicas para cada tipo de peça. Aforma do corpo de prova plano usinado varia muito de acordo com o tipo de solicitação e com as diversas normas propostas para o ensaio de fadiga. Em geral, os corpos de prova são de seção circular ou retangular, dependendo do produto, tendo na parte útil uma biconicidade ao longo do seu comprimento, com um raio grande e contínuo, ficando o centro dessa parte útil com uma dimensão mínima. O granderaio usado evita a concentração de tensões pela ausência de mudança brusca de seção. A tensão aplicada ao corpo de prova deve sempre ser calculada pela dimensão mínima. Também podem ser usinados corpos de prova igualmente já normalizados, que não possuam conicidade, ficando a parte útil paralela como no ensaio de tração. A parte útil do corpo de prova deve ter um acabamento superficial perfeito compolimento do tipo espelhado. Em geral, os métodos para os ensaios de fadiga existentes nas normas técnicas, indicam como deve ser feita a preparação do corpo de prova.

6) CURVA TENSÃO X NÚMERO DE CICLOS (CURVA S x N)

As propriedades de fadiga, assim como outras propriedades mecânicas, podem ser determinadas em testes de simulação. O aparato experimental deve ser projetado para reproduzir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fadiga
  • Fadiga
  • fadiga
  • fadiga
  • Fadiga
  • fadiga
  • Fadiga
  • a fadiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!