fadiga

Páginas: 2 (425 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
Descrição do fenômeno de fadiga


Fadiga é o processo pelo qual os materiais perdem suas características iniciais devido a esforços repetitivos. A falha resultante da fadiga pode variar desde aperda de elasticidade e resistência da peça até sua quebra total.
Exemplos de catástrofes por fadiga que ocorreram na engenharia
O fenômeno da fadiga foi observado pela primeira vez por volta de1800, quando os eixos de um vagão ferroviário começaram a falhar após um pequeno período em serviço. Apesar de serem feitos de aço dúctil, os mesmos exibiam características de fraturas frágeis erepentinas. Rankine publicou um artigo em 1843, As Causas da Ruptura Inesperada de Munhões de Eixos Ferroviários, no qual dizia que o material havia “cristalizado” e se tornado frágil devido às tensõesflutuantes.
Os eixos haviam sido projetados com toda a perícia e engenharia disponível na época, as quais se baseavam em experiências decorrentes de estudos com estruturas carregadas estaticamente. Cargasdinâmicas eram, portanto, um fenômeno novo, resultantes da introdução das máquinas movidas a vapor. Esses eixos estavam fixos às rodas e giravam em conjunto com as mesmas. Desse modo, a tensão deflexão em qualquer ponto da superfície do eixo variava ciclicamente entre valores positivos e negativos, como mostra a Figura 1 (Norton, 2004). Esse carregamento é denominado alternado.
As falhas porfadiga constituem um custo significativo para a economia. Nos EUA em 1982, por exemplo, foram utilizados U$100 bilhões com a prevenção de falhas por fadiga – aproximadamente 3% do produto interno bruto(PIB) do país naquele ano - em veículos terrestres e ferroviários, aviões de todos os tipos, pontes, guindastes, equipamentos industriais, estruturas marítimas de dois poços de petróleo, entre outroselementos de uso domésticos, brinquedos e equipamentos esportivos (Norton, 2004).

Efeito do acabamento superficial na vida útil a fadiga de uma peça

A grande maioria dos defeitos de fadiga se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fadiga
  • fadiga
  • Fadiga
  • fadiga
  • Fadiga
  • fadiga
  • Fadiga
  • a fadiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!