Factoring HP SEARCHER

Páginas: 9 (2205 palavras) Publicado: 27 de abril de 2015























Introdução
Neste presente artigo de pesquisa elaborado em grupo de estudantes, prosseguiremos com a disposição e a explicação do Factoring (uma actividade comercial, mista e típica, que soma prestação de serviços à compra de activos financeiros). Durante o percurso não deixaremos afora as relações existentes entre o mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresafomentada vender seus créditos “factoring” com outras actividades comerciais, a distinção entre banco e factoring, razões de recorrer com uma factoring, vantagens de parceria com uma factoring, finalidade de factoring etc.


















Factoring
A palavra Factoring, mundialmente conhecida, a partir do século XVII, não encontra tradução precisa em português. Factoring não é banco, neminstituição financeira, pois o banco capta recursos e empresta dinheiro e por isso necessita de autorização do Banco Central para funcionar. Factoring presta serviços e compra créditos. Empresa que capta recursos no mercado, empresta dinheiro com juros, faz crédito directo ao consumidor ou crédito pessoal.
1. Conceito
Factoring é uma actividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviçosà compra de ativos financeiros. A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas à prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado disso é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação, por exemplo, nas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa não sedescapitaliza.
1.1 Conceito
Factoring é uma actividade que consiste na tomada de créditos a curto prazo por uma instituição financeira (Factor) que os fornecedores de bens e serviços (Aderentes) constituem sobre os seus clientes (Devedores). Uma operação de factoring envolve pelo menos 3 intervenientes, podendo a relação entre eles ser resumida da seguinte forma:
1 - Venda de bens ou serviços: o ADERENTE(fornecedor) efectua a venda dos seus bens ou serviços ao DEVEDOR (cliente);
2 - Cedência do crédito: o ADERENTE (fornecedor) entrega cópia da factura e original do documento de transporte à EUROFACTOR;
3 - Adiantamento: a EUROFACTOR financia uma percentagem do valor da factura cedida (por exemplo 90%) ao ADERENTE;
4 - Pagamento: na data de vencimento da factura, o DEVEDOR efectua o pagamento dafactura directamente à EUROFACTOR;
5 - Devolução da retenção: após recepção do pagamento da factura, a EUROFACTOR devolve ao ADERENTE o montante retido (por exemplo 10%)




2. Distinção do Banco e o Factoring.
Por definição e filosofia, o Factoring não é uma actividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos,como os bancos. O Factoring não desconta títulos e não faz financiamentos. Na verdade, o Factoring é uma actividade comercial pois conjuga a compra de direitos de créditos com a prestação de serviços. Para isso depende exclusivamente de recursos próprios.
3. Vantagens da Parceria com uma Factoring
- A empresa recebe à vista suas vendas feitas à prazo, melhorando o fluxo de caixa para movimentaros negócios;
- Assessoria administrativa;
- Cobrança de títulos ou direitos de créditos;
- Agilidade e rapidez nas decisões;
- Intermediação entre a empresa e seu fornecedor. O Factoring possibilita a compra de matéria-prima à vista, gerando vantagens e competitividade;
- Análise de risco e assessoria na concessão de créditos a clientes.
4. A quem se destina
O Factoring destina-se a todas asempresas que vendam produtos ou serviços a outras empresas ou organismos públicos, independentemente da sua dimensão ou sector de actividade e de actuarem no mercado nacional ou de exportação.
O crescimento do nível de competitividade entre as empresas, veio acentuar a importância de ter uma gestão profissional da sua carteira de clientes, permitindo assim às empresas, uma maior dedicação ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolu o copernicana HP SEARCHER
  • Titulos de Credito HP SEARCHER
  • ideal da justi a HP SEARCHER
  • Vulcanismo 2 HP SEARCHER
  • Fontes do Direito HP SEARCHER
  • Vulcanismo HP SEARCHER
  • Capitalismo e Socialismo HP SEARCHER
  • Investimento HP SEARCHER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!