Estresse

Páginas: 18 (4437 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1. INTRODUÇÃO

Com o decorrer dos anos, o ambiente de trabalho vem se modificando e acompanhando o avanço das tecnologias ultrapassando cada vez mais o nível de capacidade de adaptação dos trabalhadores.
Hoje, é possível observar que as cobranças sobre o trabalhador estão crescendo cada vez mais, exigindo-lhe a máxima competência. Podemos observar que as mudanças que estão ocorrendono trabalho estão afetando diretamente na vida do trabalhador causando males a sua saúde.As cobranças constantes que ocorrem no ambiente de trabalho fazem com que o trabalhador apresente o estresse quando seu desempenho profissional passa a ser insuficiente, levando-o a insatisfação com a sua atividade. Podendo também levar o profissional a adquirir a Síndrome de Burnout, onde ocorre a desmotivaçãodo trabalho, fazendo com que a pessoa que apresente esta Síndrome queira abandonar seu emprego.
Com esta pesquisa podemos observar que muito estresse, afeta nossa saúde, pode interferir em nosso trabalho e em nossa vida. Para conseguirmos conviver bem com o estresse, precisamos ter um tempo só para nós, para podermos analisar quais as fontes do estresse em nossas vidas.

2. JUSTIFICATIVAAntes da Revolução industrial o ser humano obtinha apenas o necessário para sua sobrevivência. Com o passar do tempo, ele construiu máquinas para facilitar e agilizar o seu trabalho. Com a evolução das formas de trabalho o ser humano passou a ser explorado. A partir disso, o trabalhador começou a sentir os sintomas do estresse, pois o esforço por ele realizado era maior que seu organismosuportava.
Atualmente, no mundo competitivo e globalizado em que vivemos, as pessoas tem que viver em constante aperfeiçoamento, e a correria do dia a dia faz com que as pessoas não tenham tempo para si próprio.
As responsabilidades dos profissionais e o acúmulo de funções, uma característica da era pós-industrial, fez surgir um profissional multifuncional aumentando a competitividade em todos ossetores produtivos.
A metodologia exploratória, de caráter bibliográfico e qualitativa utilizada no desenvolvimento desta pesquisa, apresenta sintomas, fatores, fases e conseqüências do estresse no ser humano e na organização.
Esta pesquisa justifica-se porque se faz necessário um maior conhecimento sobre o estresse, os elementos estressores e a Síndrome de Burnout que afetam não só osprofissionais de secretariado executivo, mas todos os outros profissionais, pois grande parte das pessoas não conhece os sintomas do estresse e também não sabem que estes podem prejudicar o desempenho no trabalho e na produtividade dos funcionários.
Conhecer o que o estresse pode fazer no organismo do individuo é de extrema importância, assim como também, saber aproveitá-lo a favor do indivíduo e dasorganizações.

3. ESTRESSE E OS FATORES ESTRESSORES

“O estresse é um mecanismo normal, necessário e benéfico ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível a situações de perigo ou de dificuldade”. (NEVES, 2007, P.75)
Certa quantidade de estresse nos faz bem e ajuda a superar a rotina, pois, se nada de diferente acontecesse em nossas vidas ficaríamos extremamenteentediados.
O estresse é uma alteração do nosso organismo, para que o mesmo se adapte a situações novas ou a mudanças que ocorrem em nossas vidas. (LENSON, 2006)
De acordo com Greenberg (2006, p.258, tradução nossa) “[...] diferentes ambientes de trabalho apresentam diferentes níveis de estressores intrínsecos ao emprego e estressores ligados ao desenvolvimento da carreira”.
Um acontecimento,uma situação ou uma pessoa, é capaz de proporcionar uma tensão emocional e levar a uma reação de estresse, quando nosso cérebro decifra alguma situação como ameaçadora, todo nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas Síndrome Geral da Adaptação que consiste em três fases: reação de alerta, fase de adaptação ou resistência e fase de exaustão. Na reação de alerta todo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estresse
  • o estresse
  • ESTRESSE
  • Estresse
  • estresse
  • Estresse
  • Estresse
  • Estresse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!