Estratégia organizacional

Páginas: 12 (2848 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2012
Abordagem Mecanicista e Organicista em Teoria das Organizações
Pensar nas empresas como organizações muito bem planejadas e organizadas nos faz vê-las como um relógio, uma máquina na qual as pessoas são contratadas para operá-la e devem comportar-se de maneira pré-determinada. A máquina organizacional possui metas e objetivos e deve ser rígida o suficiente em suas tarefas e atividades.
Nasorganizações mecanizadas, cada ação é predeterminada de maneira minuciosa, mesmo que o negócio seja um seviço, que é necessária interação com outras pessoas. Quando falamos sobre a organização, pensamos em uma sequência de tarefas que ocorrem em uma ordem predeterminada de maneira previsível, eficiente e rotineira.
O uso das máquinas transformou radicalmente a maneira de pensar as organizações. ARevolução Industrial trouxe uma crescente tendência de burocratização e rotineirização dos processos produtivos, possibilitando um grande aumento da produtividade e da capacidade de produção. Mas apesar desse grande marco, a natureza instrumental das organizações já era evidente desde as práticas das primeira organizações que conhecemos como a construção das pirâmides, impérios e grandesorganizações militares.
Um dos precursores na teoria da mecanização foi Max Weber. Segundo o autor, a forma burocrática das organizações rotiniza o processo de administração da mesma forma que a máquina rotiniza a produção. A organização burocrática enfatiza a velocidade, a clareza, a regularidade, confiabilidade e a precisão dos processos produtivos.
Uma grande preocupação do autor era as consequênciassociais causadas pela proliferação da mecanização organizacional, o aprisionamento das pessoas no modo mecânico de pensar impactando o lado humano da sociedade e minando o potencial de formas de organização mais democráticas.
Certas empresas, devido à natureza da sua operação, acrescentam grandes vantagens em adotar um funcionamento burocrático, principalmente quando o ambiente é estável eprevisível o suficiente para garantir o funcionamento da “máquina”. Além disso, deve existir uma tarefa clara a ser desempenhada em que a precisão e a eficiência sõ muito valorizadas.
Entretanto, a adoção de uma abordagem mecanicista pode criar organizações inflexíveis e com dificuldades de se adaptar a mudanças, uma vez que estas são desenhadas para atinjir metas e não fazer inovações.

A NaturezaEntra em Cena: As Organizações Vistas como Organismos
A abordagem organicista faz um paralelo com a natureza, onde um organismo deve adaptar-se para sobreviver em um ambiente dinâmico. Esta metáfora oferece uma forma de ver a estratégia e o planejamento organizacional, mostrando que a perspectiva dinâmica apesar de extremamente popular, não é a única. Ou idéia que a metáfora transmite é quediferentes ambientes favorecem diferentes espécies de organizações baseadas em diferentes métodos de organização e que a congruência com o ambiente é um fator crítico de sucesso.
A partir desta idéia, as pesquisas nas áreas de organizações de trabalho passaram a focar em outros aspectos da situação de trabalho, preocupando-se mais com os empregados e fatores sociais fora do ambiente de trabalho. Aquestão da motivação do trabalho foi ganhando força enquanto uma nova teoria das organizações surgia. Por exemplo, a teoria da motivação de Abraham Maslow que apresentava o ser humano como um tipo de organismo psicológico lutando para satisfazer suas necessidades.
A partir da década de 60, mais estudiosos continuaram a dar atenção à adequação do ambiente de trabalho para aumentar a produtividade,diminuindo rotatividade e absenteísmo. A administração de recursos humanos tornou-se um dos focos de atenção dentro das empresas e a necessidade de integrar os aspectos humanos e técnicos do trabalho tornou-se muito importante.
O enfoque duplo, social e técnico, agora é mais percebido na visão das organizações, que agora podem ser mais bem compreendidas como “ sistemas sociotécnicos”, onde um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
  • Estratégia Organizacional
  • Estrategia organizacional
  • estrategia organizacional
  • Estratégia organizacional
  • Estrategia organizacional
  • Estratégias Organizacionais
  • Estrategia Organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!