Escala Geral de Raven

Páginas: 13 (3030 palavras) Publicado: 16 de junho de 2015
Escala Geral de Raven (SPM)


1. Métodos e Fidedignidade
O teste consiste em imagens incompletas, com alternativas a serem escolhidas pelo entrevistado, sendo somente uma destas correta.
A dificuldade do teste vária de divisão e de item, sendo a primeira divisão a mais fácil e a última a mais difícil. O mesmo se enquadra aos itens, quanto mais avançado, mais raciocínio lógico este item irárequisitar.
O Raven Escala Geral então trata-se de um teste para medir o potencial intelectual da pessoa testada, sem restrições de escolaridade e cultura, podendo ser aplicado individualmente ou em forma coletiva, com ou sem demarcação temporal e com idade a partir de 11 anos (em casos de crianças de 5 a 11 anos, utilizar o Raven Matriz Colorida). Utilizou-se o método da consistência interna.
Oestudo necessário para a compreensão do método foi de que, cada indivíduo pode interpretar o item de uma maneira diferente de outro, assim como interpretar um item mais facilmente que outra pessoa não causa uma resposta de que um item mais difícil será mais fácil para o testado que acertou o interior.
As correlações entre as dificuldades dos itens em oito grupos sociais diferentes variaram decoeficientes com valores entre 0.97 e 0.99, sendo a mais baixa 0.97 já muito satisfatória, e a correlação de respostas entre grupos étnicos (Negros, anglo-saxônicos, Hispânicos, Navajos e Asiáticos) variaram entre 0.97 e 1.00 (Jensen, 1980).
De acordo com Owen¹, o teste tem as mesmas propriedades psicométricas entre todos os grupos étnicos na África do Sul, isto é, pareia muito bem entre todos, possui umaconfiabilidade bastante similar, correlaciona-se bem com outros testes e o fator analítico de correlação possui similar estrutura fatorial. A correlação de dificuldade dos itens estabelecidas separadamente nos Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia e China variaram de 0.98 para 1.0.
Como os itens do teste são organizados em fator dificuldade e conforme o modelo dos três parâmetros de Rasch,era de se esperar uma grande variação dos coeficientes de fidedignidade. Os maiores coeficientes descritos na literatura de formulação foram de valores 0.90 e modular 0.91. Outros estudos reportaram variações bem menores que a anterior, como no caso de Georgas que estudou 727 crianças gregas e marcou um coeficiente de 0.6, com 6 anos de idade. Em contraste com esse resultado, encontrou umcoeficiente de 0.98 nas crianças de 12 anos de idade. Keirs em seus estudos encontrou um coeficiente de 0.76 entre 296 crianças em seu estudo de maior conteúdo.
Burke conseguiu valores de variação que se dão entre 0.89 e 0.97 entre 500 adultos nos Estados Unidos, enquanto Gittins obteve um valor de 0.89 em alunos do Ensino Fundamental e 0.93 de variação entre alunos do Ensino Médio. Evans realizou seusestudos com pessoas de deficiência auditiva e obteve um valor de coeficiente de 0.9 em crianças de 6 a 10 anos de idade, e 0.92 em crianças de 11 a 15 anos de idade. Jensen e Munro obtiveram em seus estudos com meninas do 9º ano do Ensino Fundamental um coeficiente de 0.90.
Outras fontes de estudos realizados em outros países obtiveram resultados semelhantes, Kuhnlein encontrou um coeficiente de 0.94entre 194 pacientes de uma clínica psiquiátrica na Alemanha. Stinissen e Swinnen obtiveram uma fidedignidade de 0.94 e 0.95, respectivamente, em escolas infantis na Bélgica. Baraheni encontrou um coeficiente entre 0.89 e 0.95 dos entrevistados no Irã, entre idades de 9 e 18 anos. Miao e Huang encontraram um coeficiente de valores entre 0.50 a 0.93 dentre 6.193 entrevistados por Taiwan. Zhang eWang encontrou um valor de 0.95 em suas entrevistas na China.
Sorokin obteve um coeficiente de fidedignidade de 0.96 com estudantes Iugoslavos. Rocco encontrou uma correlação Kuder-Richardson de 0.87 dentre 5 mil entrevistados no Uruguai, com idades entre 12 e 44 anos. Com um estudo na Índia dentre 180 estudantes, Ganguly obteve um coeficiente de 0.84 utilizando o método das duas metades, enquanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Matrizes Progressivas Coloridas de Raven
  • raven
  • relatórios de raven
  • teste raven
  • Escala
  • Escala
  • escala
  • escalas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!