ENRON Oficial

Páginas: 9 (2104 palavras) Publicado: 1 de abril de 2015
INTRODUÇÃO
Este estudo de caso descreve os principais fatores que levaram a empresa americana Enron à ruína. Os meios utilizados pela Eron enganaram todo um mercado, aparentando uma situação para atrair mais investimentos, quando na verdade o que existe é uma empresa totalmente endividada e sem meios de subsistir economicamente.
Nesse sentido, sou levada a refletir sobre quais mecanismospoderiam ser utilizados no intuito de coibir atitudes como as que levaram a ruína da Enron.

























1. CASO ENRON

A Enron foi formada em 1985 e já foi considerada a sétima maior empresa norte-americana. Ela se ramificou em muitos campos de energia não relacionados ao petróleo, com o passar dos anos se tornou a empresa americana mais inovadora por seis anos consecutivos, de 1996 a2001
A Enron é produto da deslumbrante desregulamentação do setor energético. Era um sucesso, todos queriam investir em suas ações pois era uma excelente garantia de retorno, suas ações valorizavam-se a cada mês, mesmo nos tempos de crise.
Acionistas investiam às cegas. Funcionários eram incentivados a aplicar suas poupanças em ações da casa. Acontece que ninguém questionava o porquê do sucesso daEnron. Os operadores colocavam o valor das ações da companhia lá no alto, sugerindo que no prazo futuro essas ações iriam mesmo se valorizar, sem ter que justificar a remarcação do preço, era o mark-to-market, marcar a mercado significa considerar os ativos de uma empresa tão valorizados que é possível liquidá-los a qualquer momento pelo preço corrente do mercado. As ações chegaram a valer cerca deUS$ 85, nos bastidores, porém, a empresa só dava prejuízos com projetos fracassados de internet e com usinas na Índia que nunca operaram.
O segredo da desregulamentação da indústria é que o Estado não interfere no livre-comércio. No caso da Califórnia, por exemplo, revendedores de energia, como a Enron, poderiam elevar o preço como quisessem, enquanto as distribuidoras, aquelas que lidam diretocom o consumidor, sofriam o limite de tarifas imposto pelo governo estadual.
A Enron adotou o método contábil chamado “marcação a mercado” que consistia na alavancagem das receitas. Com isso a Enron se tornou um “Castelo de Cartas” como ficou conhecida.
A fraude foi descoberta a partir das perguntas sem respostas e principalmente na ocultação dos demonstrativos contábeis da empresa. Surgiramdúvidas sobre um enorme e misterioso buraco em suas contas e a SEC (comissão responsável pela fiscalização do mercado acionário americano) começou a investigar os resultados da empresa. As ações da Enron começaram a cair.
Então vieram as investigações em sua complexa rede de parceiros estrangeiros e práticas contábeis.
No intuito de mascarar a situação eles criaram outras empresas, onde as dividas daEnron eram transferidas para essas empresas como se fossem empréstimos.
O então presidente dos estados unidos na época tinha relações próximas com Kenneth Lay que era chamado de "Kenny Boy" por Bush. Não existem indicações de envolvimento direto de Bush no escândalo, mas havia um vínculo entre o poder político e uma potência empresarial.
Os empregados da empresa levaram prejuízo, além de perderemo emprego, suas economias estavam, na maior parte dos casos, investidas em ações da Enron.
Após esse escândalo financeiro foi redigida a lei SOX, com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empesas. Tudo isso com o objetivo de evitar novas fraudes.


















2.ANÁLISE DO CASO
Através do caso Enron pode-se repensar os aspectos éticos que envolvem as empresas. Certamente, é indiscutível a ideia da necessidade de uma prática transparente nas empresas. Administradores, investidores e empregados devem ter acesso aos balanços e balancetes para estar por dentro de todas as informações. No caso analisado, como mostra o documentário assistido em sala, um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ENRON
  • Enron
  • enron
  • Enron
  • enron
  • Enron
  • Enron
  • Enron

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!