eletronica

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Contatores:
Contatores são dispositivos de manobra mecânica, eletromagneticamente, construídos para uma elevada frequência de operação. De acordo com a potência (carga), o contator é um dispositivo de comando de motor e pode ser utilizado individualmente, acoplados a reles de sobrecarga, na proteção de sobre corrente. Há certos tipos de contatores com capacidade de estabelecer einterromper correntes de curto-circuito. Basicamente, existem contatores para motores e contatores auxiliares.
OBS: Os contatores para motores e os contatores auxiliares são basicamente semelhantes. O que os diferencia são algumas características mecânicas e elétricas.
Tipos de contatores:
Existem dois tipos:
•contatores para motores;
•contatores auxiliares. O que os diferencia são algumascaracterísticas mecânicas e elétricas.
Contatores para motores:
Os contatores para motores tem as seguintes características:
Dois tipos de contatos com capacidade de carga diferentes ( principal e auxiliares)
Maior robustez de construção
Possibilidade de receber reles de proteção
Existência de câmara de extinção de arco voltaico
Variação de potência da bobina do eletroímã de acordo com o tipo docontator.
Tamanho físico de acordo com a potência a ser comandada
Possibilidade de ter a bobina do eletroímã secundário
Contatores auxiliares :Os contatores auxiliares são utilizados para aumentar o número de contatos auxiliares dos contatores de motores para comandar contatores de elevado consumo na bobina, para evitar repique, para sinalizaçãoOs contatores auxiliares tem as seguintescaracterísticas:
Tamanho físico variável conforme o número de contatos
Potência da bobina do eletroímã praticamente constante
Corrente nominal de carga máxima de 10 A para todos os contatos
Ausência de necessidade de relê de proteção e de câmara de extinção
Os principais elementos construtivos de um contator são:
Contato Principal
Contato Auxiliar
Sistema de Acionamento
Carcaça
AcessóriosContatos Principais: Os contatos principais tem a função de estabelecer e interromper correntes de motores e chavear cargas resistivas ou capacitivas. O contato é realizado por meio de placas de prata cuja vida útil termina quando essas placas estão reduzidas a 1/3 de seu valor inicial.
Material complementar sobre contatoresContatos Auxiliares : Os contatos auxiliares são dimensionados para comutaçãode circuitos auxiliares para comando, sinalização e Inter travamento elétrico. Eles podem ser do tipo NA (normalmente aberto) ou NF (normalmente fechado) de acordo com a sua função.
Sistema de acionamento : O acionamento dos contatores pode ser feito com corrente alternada ou corrente contínua. Acionamento: Para esse sistema de acionamento existem anéis de curto-circuito que se situam sobre onúcleo fixo do contator e evitam o ruído por meio da passagem da CA por zero. Um entreferro reduz a reminiscência após a interrupção da tensão de comando e evita o colamento do núcleo. Após a desenergização da bobina de acionamento, o retorno dos contator principais (bem como dos auxiliares) para a posição original de repouso é garantido pelas molas de compressão.
Carcaça A carcaça dos contatoresé constituída de 2 partes simétricas (tipo macho e fêmea), unidas por meio de grampos. Retirando-se os grampos de fechamento do contator e sua capa frontal é possível abri-lo e inspecionar seu interior, bem como substituir os contatos principais e os da bobina. A substituição da bobina é feita pela parte superior do contator, através da retirada de 4 parafusos de fixação para o suporte do núcleo.Funcionamento A bobina eletromagnética quando alimentada por um circuito elétrico forma um campo magnético que se concentra no núcleo fixo e atrai o núcleo móvel. Como os contatos móveis estão acoplados mecanicamente com o núcleo móvel, o deslocamento deste no sentido do núcleo fixo movimenta os contatos móveis. Quando o núcleo móvel se aproxima do fixo, os contatos móveis também devem se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eletrônica
  • eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica
  • Eletronica
  • Eletronica
  • Eletronica
  • Eletrônica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!