12 contos peregrinos - resumos

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
Contos
Boa viagem, senhor presidente.
Anseios e o estado de vivência de um presidente derrubado que encontra um pouco de sentido de amizade compaixão em um até então desconhecido.
História de um ex-presidente das Caraíbas (pobre ou rico?), que volta a Genebra após duas guerras mundiais, em busca da cura para uma dor improvável e escorregadia.
Um homem, na iminência de uma operaçãoarriscada, cruza-se com um antigo compatriota. E o que devia ser a exploração de uma oportunidade transforma-se num gesto de coração. Magnificamente escrito, com a poesia e, ao mesmo tempo, a simplicidade que a história exige, este é um conto que, num registro entre o nostálgico e o melancólico, cativa e também pelos elementos improváveis. Surpreende pela emoção.
A Santa
História do percurso de um homemdisposto a conseguir a canonização da filha. Cativante, ainda que um pouco disperso em divagações, sobressai deste conto uma marcante aura de tristeza, mais que adequada a esta ambígua, mas bela, história de persistência.
História com um pano de fundo religioso profundo. No estilo que religiões existem e, portanto são fundamentais em certas histórias. Alias religiões são um elemento recorrentenesse livro. Outro elemento é que o universo é indiferente. Este conto, embora tenha um final previsível, é um bom exemplo de ambos os temas.
História de Margarito Duarte, que batalha pela canonização da filha junto da Santa Sé, mostrando tanta tenacidade e fé que, depois de cinco papas mortos, merece ele mesmo ser canonizado.
Um homem que procura a canonização de sua filha que faleceu e foiencontrada intacta no caixão anos depois de sua morte. É de maneira singela, um dos contos mais tocantes do livro.
Me alugo para sonhar
Tem um forte misticismo, que o leitor decide crer ou não. E coincidências
História de uma mulher que interpreta sonhos. Impressionante acima de tudo pelo toque de magia e pela naturalidade com que esta surge, um conto envolvente, bem escrito e também pautado poruma certa melancolia.
Historia da latina Frau Frida, que em Viena tinha como única ocupação: alugar-se para sonho.
Só vim telefonar
O conto de Gabriel Garcia Marquez conta a história de Maria de la Luz Cervantes, uma mexicana que ao viajar sozinha para Barcelona em um carro alugado, onde iria encontrar seu marido o "Mago Saturno". Ocorre que o carro alugado por Maria sofre uma pane no meio dodeserto, sendo que esta desce então do carro e começa a acenar com sinais desesperados para os automóveis que passavam por ali, embora sem êxito. É quando o motorista de um ônibus se compadece dela e para, avisando-a que não iria muito longe. Ela sem se importar sobe no veículo e diz "Sem problema, só preciso dar um telefonema" (pois o desejo dela era avisar o marido sobre o que havia acontecido).Maria então se senta toda molhada e então é acolhida por uma mulher que viajava ao lado do motorista, lhe oferecendo esta uma manta para que Maria se enxugasse. Maria então (para encurtar a história) adormece e quando acorda percebe que chegou a um lugar de aspecto medieval, com árvores gigantes, chão de pedras e um edifício sombrio e ao olhar para traz percebe que há varias mulheres no ônibus,todas vestidas com a mesma manta dela. Do edifício saem freiras e começam a colocar as mulheres em fila indiana, então Maria vai até uma delas e diz "Onde eu encontro um telefone", dai ela responde "por aqui querida" - com jeito doce e amável. Maria percebe que as mulheres que desceram do ônibus estão todas sedadas e então se da conta de aquele lugar é um manicômio. Maria então começa de todas asformas mostrar para as pessoas daquele lugar que ela só estava ali para telefonar para o seu marido, mas ninguém leva suas palavras em consideração, sempre respondendo com um sorriso "Ta querida, amanhã você poderá telefonar para quem quiser". Com o passar do tempo Maria vai afundando naquela atmosfera tenebrosa, se tornando cada vez mais agressiva, tentando de todas as maneiras sair daquele lugar....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha de doze contos peregrinos
  • Resumo contos
  • O RESUMO DO CONTO
  • Contos resumo
  • rESUMO: A viagem do Peregrino da Alvorada
  • RESUMO DO CONTO BARRIL DE AMONTILLADO
  • Resumo do conto as mil e uma noites
  • Resumo conto de história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!