Tipagem sanguinea

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
 O esquema acima mostra os tipos sanguíneos e o doador e receptor universais
Em 1902, o médico austríaco Karl Landsteiner e alguns cientistas conseguiram classificar o sangue humano em quatrotipos: A, B, AB eO. Durante as pesquisas, descobriu-se que alguns tipos sanguíneos eram incompatíveis, e essa incompatibilidade devia-se a uma reação imunológica entre substâncias dissolvidas no plasmasanguíneo e substâncias presentes nas células do sangue, as hemácias. Passou-se então a chamar as substâncias aglutinógenas da membrana das hemácias de aglutinogênios; e as substâncias aglutinadoras doplasma de aglutininas. Abaixo podemos ver um quadro ilustrando os aglutinogênios e aglutininas do sistema ABO.
Grupo sanguíneo Aglutinogênios
(nas hemácias) Aglutininas
(no plasma sanguíneo)
A Aanti – B
B B anti – A
AB AB ---
O --- anti – A e anti – B
A descoberta dos tipos sanguíneos foi muito importante, pois antes disso muitos acidentes foram causados, inclusive com pacientes indo aóbito por terem recebido um sangue incompatível com o seu. Dessa forma, é de extrema importância que, antes de se fazer uma transfusão sanguínea, se saiba o tipo sanguíneo da pessoa.
Se uma pessoa tivero sangue tipo A, que apresenta aglutinina anti-B no plasma, ela não poderá receber sangue do tipo B e nem do tipo AB. O mesmo acontece com uma pessoa que tem o sangue tipo B, que, porapresentar aglutinina anti-A no plasma, não pode receber sangue tipo A e nem tipo AB. Quem apresenta o tipo sanguíneo AB não possui aglutininas no plasma e por isso pode receber qualquer tipo de sangue, sendo porisso chamado de receptor universal. Entretanto, as pessoas que apresentam o sangue tipo O e que possuem os dois tipos de aglutininas no plasma só poderão receber sangue tipo O. Por outro lado, essaspessoas podem doar sangue para qualquer indivíduo, pois não apresentam aglutinogênios A e B, e por isso são chamados de doadores universais.
Grupo sanguíneo Pode receber sangue de: Pode doar sangue...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tipagem sanguinea
  • tipagem sanguinea
  • Tipagem sanguinea
  • Tipagem sanguinea
  • Tipagem sanguinea
  • TIPAGEM SANGUÍNEA
  • Tipagem sanguínea
  • TIPAGEM SANGUINEA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!