Economia

Páginas: 10 (2290 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Economia da Empresa

Definição de Economia:
Análise de quais os bens que são produzidos, como são produzidos e para quem são produzidos esses bens.
Ciência económica que analisa os movimentos globais da economia – tendência de preços, da produção, do desemprego e do comércio externo. Uma vez conhecidas as tendências, a ciência económica ajuda a desenvolver políticas com as quais os governospodem melhorara o funcionamento da economia.
É o estudo do comércio entre países. Explica porque é que os países exportam os bens e importam outros bens e analisa a imposição de barreiras económicas nas fronteiras nacionais
É o estudo do dinheiro, da banca, do capital e da riqueza.


Abordagem Científica: a Economia tal como outras ciências exactas baseia-se no método científico:
Observação:uma das maiores fontes de conhecimento científico, em especial os factos que derivam de registos históricos. Ex: a inflação.
Análise Económica: aos factos observados tem de adicionar a análise económica, pois só com o desenvolvimento e o teste das teorias económicas pode-se simplificar e organizar os dados e os factos numa perspectiva coerente da realidade.
Análise Estatística: os dadosrecolhidos são tratados com técnicas avançadas de probabilidades e econometria.
Experiência: Testes em laboratórios e outras experiências controladas com vista ao estudo de fenómenos económicos.

Como as pessoas tomam as decisões
As pessoas enfrentam tradeoffs – é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha.
Caracteriza-se por uma acção económica que visa a resolução de umproblema mas que acarreta outro, obrigando a uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.

Trade-off estratégico é a decisão de Iongo prazo que a empresa deve adoptar. Por exemplo, vender produtos caros sabendo que o concorrente de menor preço terá maior fatia de mercado. O trade-off neste caso é não atender os clientes, queprocuram menor preço e perder em market share para o concorrente. A empresa, está a abrir mão da maior participação no mercado, o que não quer dizer que obteve menor rentabilidade. O tradeoff entre a alta produção e a preservação do meio-ambiente.

Custo de oportunidade - o que se perde por se optar por outra coisa; custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, atémesmo social, causado pela renúncia do ente económico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como “custo deoportunidade'' o maior beneficio NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, “a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".

EX: uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês nummercado que absorvia totalmente esta produção.
Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas.
Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a procura de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

As pessoasracionais pensam na margem:

Benefícios marginais – é o benefício gerado pela produção de uma unidade num determinado bem

Custos marginais – representa o acréscimo do custo total pela produção de mais uma unidade; numa primeira fase, o custo marginal cai porque os custos fixos são progressivamente diluídos por mais unidades. A partir de determinado ponto passa a ser representado par uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Ecônomia
  • economia
  • Economia
  • Economia
  • Economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!