ASDDASD

1687 palavras 7 páginas
ÍNDICES HEMATIMÉTRICOS

INTRODUÇÃO Os Índices Hematimétricos ou Índices Hematológicos são determinados a partir da contagem global dos eritrócitos (contagem dos cinco quadrantes determinados na câmara de Neubauer após diluição do sangue em solução salina 0,9%), taxa de hemoglobina (determinação de hemoglobina no sangue total realizado através de técnicas colorimétricas) e determinação do hematócrito (relação entre o volume dos eritrócitos com o volume do sangue integral). O Volume Corpuscular Médio (VCM) é o volume médio das hemácias expresso em fentolitros, ou seja, determina o tamanho dos eritrócitos. Representa, portanto, o quociente de um determinado volume de hemácias pelo número de células contidas no mesmo volume. Já o índice de Hemoglobina Corpuscular Média (HCM) indica o conteúdo médio de hemoglobina nas hemácias, expresso em picogramas. Representa, portanto, o quociente de conteúdo de hemoglobina em um determinado volume de hemácias pelo número de células contidas no mesmo volume. Enquanto a Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) é a percentagem de hemoglobina em 100mL de hemácias (VIVAS W.L.P. 2009).

OBJETIVO Determinação dos Índices Hematimétricos de uma amostra de sangue, através das técnicas manuais para realizar um hemograma.

MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizou-se em aula prática, durante os procedimentos de Coleta de Sangue:
Seringa 5 ml ou suporte a vácuo;
Agulha;
Algodão;
Álcool 70%
Garrote;
Blood Stop;
Luvas;
Jaleco;
Estante para tubos de ensaio;
Tubo coletor com anticoagulante EDTA;
Descarpack para desprezo de materiais perfuro-cortante e material contaminado com resíduos biológicos. Utilizou-se em prática, durante os procedimentos de Determinação do Hematócrito (Ht):
Amostra de sangue coletada;
Capilar;
Bico de Bunsen;
Fósforo;
Centrifuga para Capilar;
Cartão de Leitura para determinação de Hematócrito.

Utilizou-se em prática, durante os procedimentos de Contagem de Hemácias (He):
Amostra de

Relacionados

  • Asddasd
    1313 palavras | 6 páginas