Concreto Usinado

Páginas: 6 (1343 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Introdução.
O concreto ou betão (português europeu) é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições.
Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no séculoXIX.
Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de concreto protendido ou betão pré-esforçado.
Além disso existem vários tipos de concretos especias, como o concreto autoadensável, concreto leve, concreto posreativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo comnecessidades especificas de cada projeto.

Material da construção civil composto por uma mistura de cimento, areia, pedras britadas e água. Sua resistência e durabilidade dependem da proporção entre os materiais que o constituem e da qualidade deste material. É imprescindível que a mistura entre os materiais constituintes (dosagem), seja feita de maneira exata; além é claro da mistura, que deveser homogênea e consistente, o que necessita de equipamentos e conhecimentos técnicos especializados em concreto.
• Tipos de concreto usinado;
• Concreto convencional - Utilizado na maioria das obras civis, deve ser lançado nas fôrmas por método convencional (carrinhos de mão, gericas, gruas, etc ). O concreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, apartir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas. As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.

• Concreto de Alto Desempenho - Normalmente elaborado com adições minerais tipo sílica ativa e metacaulim e aditivos superplastificantes. Os concretos assim obtidos possuemexcelentes propriedades. É aplicado em obras civis especiais, hidráulicas em geral e em recuperações. As vantagens são: aumento da durabilidade e vida útil das obras; redução dos custos da obra e melhor aproveitamento das áreas disponíveis para construção.

• Concreto Bombeável - Utilizado na maioria das obras civis. A sua dosagem é apropriada para utilização em bombas de concreto, evitando segregação eperdas de material. Sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis em geral, obras industriais e peças pré-moldadas. As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra; redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.

• Concreto de Alta Resistência inicial - O concreto de alta resistência inicial, como o nome já diz éaquele que tem a característica de atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais velocidade à obra ou ser utilizado para atender situações emergenciais. Sua aplicação pode ser necessária em indústrias de pré-moldados, em estruturas convencionais ou protendidas, na fabricação de tubos e artefatos de concreto, entre outras. O aumento na velocidade das obras que este concreto podegerar traz consigo a redução dos custos com funcionários, com alugueis de formas, equipamentos e diversos outros ganhos de produtividade. A alta resistência inicial é fruto de uma dosagem racional do concreto, feita com base nas características específicas de cada obra. Portanto, a obra deve fornecer o maior número de informações possíveis para a elaboração do traço, que pode exigir aditivosespeciais, tipos específicos de cimento e adições.

• Concreto de Pavimento Rígido - O principal requisito exigido para esse concreto é a resistência à tração na flexão e ao desgaste superficial. Trata-se de um concreto de fácil lançamento e execução. É aplicado em estradas e vias urbanas. As vantagens são: maior durabilidade; redução dos custos de manutenção e maior luminosidade.

• Concreto Pesado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • concreto usinado
  • concreto usinado
  • Concreto usinado
  • Concreto usinado
  • Concreto Usinado
  • Concreto Usinado a quente
  • REAPROVEITAMENTO DE CONCRETO USINADO
  • GERENCIAMENTO DE OBRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!