teoria

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Herzberg: psicólogo, consultor e professor universitário americano, como base de sua teoria, afirma que o comportamento humano no trabalho é orientado por dois grupos de fatores, a saber: OsHigiênicos e os Motivacionais.
Na década de 1960, Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoasno trabalho: os higiênicos e os motivacionais. De acordo com Herzberg, é possível um empregado estar descontente e satisfeito ao mesmo tempo. Por exemplo, ele pode estar insatisfeito com a política daempresa em relação as férias, mas verdadeiramente satisfeito com seu desempenho profissional ao ver uma carta elogiosa de um cliente afixada no quadro de avisos da sala de funcionários.
A teoriade Herzberg também tem sofrido críticas, pois algumas pessoas atribuem seus sentimentos de satisfação a seus próprios talentos e os de insatisfação aos outros.
Frederick Herzberg foi o autor da“Teoria dos Dois Fatores” que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Herzberg verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem serconsiderados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
Maslow: Segundo Abraham Maslow, a satisfação de cada nível é pré-requisito para que o nível seguinte influano comportamento, o que coloca o comportamento em constante dinâmica, já que pode num momento, ser guiado, por exemplo, pela necessidade de auto-realização (caso de um mestrando/doutorando) e nomomento seguinte, pela necessidade de afetividade/amor (supondo-se que o mesmo indivíduo tenha sofrido uma perda de um relacionamento pessoal, um divórcio, por exemplo).
De acordo com Maslow, à medidaque as necessidades são atendidas em cada nível, o indivíduo volta sua atenção ao próximo estágio. Entretanto, para ele, as pessoas podem subir e descer na hierarquia. Se, por exemplo, tenho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias
  • teoria
  • teorias
  • teoria
  • TEORIA
  • teorias
  • teoria
  • teorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!