Economia Angolana

Páginas: 2 (446 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014

Economia Angolana.
Angola exportou menos e importou mais
Angola exportou menos e importou mais no terceiro trimestre de 2012 que em igual período de 2011, de acordo com o III relatórioTrimestral das Alfândegas, o qual contém a informação disponível mais recente respeitante ao comércio externo do país.
O valor aduaneiro das mercadorias importadas no referido período ultrapassou os USD 5 milmilhões, superando em 14,1% o registado no mesmo período de 2011, ao passo que o valor aduaneiro das mercadorias exportadas excedeu os USD 14,7 mil milhões, o qual é inferior em 12,7% ao apurado noterceiro trimestre de 2011.
O petróleo bruto mantém um peso esmagador sobre as exportações nacionais (95,7%), seguindo-se os diamantes (2,8%) e, com um peso relativo ainda acima de 0%, o ‘propano’, os‘destinados a sofrer uma transformação química’ e o ‘butano’. Seguem-se outras 15 categorias de produtos praticamente sem expressão.
A China lidera claramente a lista dos 20 principais países dedestino das exportações nacionais (41,9%), o que reflecte o peso das exportações de petróleo angolano para a potência asiática, seguindo-se os Estados Unidos (13,1%), a Índia (10,9%), Taiwan (10,2%),África do Sul (2,9%), Canadá (2,8%), Holanda (2,4%), Reino Unido (2,3%), Panamá (2%) e Espanha (1,8%).Já nos que respeita às importações, Portugal continua a assumir-se como o principal fornecedor daeconomia angolana, assegurando 19,9% das mercadorias que entram no país provenientes do exterior. Seguem-se a China (12,5%), os Estados Unidos (7,3%), a África do Sul (5,8%), o Brasil (5,3%), a Bélgica(4,6%), a Holanda (4,3%), o Reino Unido (4,1%), a França (3,6%) e os Emiratos Árabes Unidos (3,3%).
Embora as importações nacionais se encontrem claramente disseminadas por inúmeras categorias deprodutos – os principais 20 produtos correspondem a apenas 20,1% do total importado – é de realçar o peso dos veículos automóveis. Os ‘veículos automóveis novos para transportes de mercadorias’...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Angolana
  • A ECONOMIA ANGOLANA
  • economia angolana
  • Importancia das investigações da economia angolana
  • ciclo da economia angolana
  • a economia angolana no periodo colonial
  • Economia Angolana na era pre colonial
  • Economia angolana realidade e desafios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!