ciclo da economia angolana

Páginas: 11 (2623 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
Economia Angolana


1 – INTRODUÇÃO


TEMA 1. OS CICLOS DA ECONOMIA ANGOLANA E AS GRANDES LINHAS DA SUA EVOLUÇÃO ESTRUTURAL. CARACTERIZAÇÃO GERAL E DELIMITAÇÃO TEMPORAL.


Foi em 1971 que a comunidade internacional reconheceu formalmente a existência de uma categoria de países caracterizados não só pela extrema pobreza da sua população mas, também pela debilidade dos seus recursoseconómicos, institucionais e humanos derivado em algumas circunstâncias pela natureza da colonização que lhes foi imposta pela potências colonizadoras europeias e também por dificuldades de ordem geográfica e socio-cultural. Estes países caracterizam-se também por terem as suas economias altamente vulneráveis a crises externas e a desastres naturais, constituindo por conseguinte o segmento maisdébil da comunidade internacional sendo que, o seu desenvolvimento económico e social supõe um enorme desafio tanto para eles como para quem colabora em seu desenvolvimento. Este grupo inclui precisamente grande parte dos países africanos na qual se inclui Angola.

A abordagem da evolução da economia angolana obriga ao exercício e busca de referências que se fundam na profunda e multisseculararticulação entre Portugal e as suas colónias, definida axiomaticamente pelo arquétipo de uma “colonização de cinco séculos” atrás do qual desfilam ideias, concepções e até mitos tanto de europeus como de africanos procurando cada um justificar o estado do desenvolvimento que cada país apresenta.

Nesta conflitualidade de valores pelo menos duas teorias contraditórias emergiram:
i. A Teoria dacivilização que admite a priori que as colónias africanas e as suas populações beneficiaram amplamente do “encontro” que transformou a sua historia. Para os defensores desta teoria, este encontro terá permitido a passagem de uma fase a- histórica, correspondente a uma África sem escrita, sem passado ou rasto civilizacional dignos de registo, para um período histórico onde a África assumirá umamemória a partir de um presente introduzido e referenciado pela civilização europeia.

ii. Teoria da “ dominação imperialista que, Contrariando a visão distorcida e comprovadamente errada da anterior, encara a relação euro-africana num óptica mais radical. Para esta corrente a encontro com os europeus submeteu as populações africanas aos objectivos da acumulação da metrópole colonial, através dotráfico de escravos, da exploração, da desestruturação social e cultural, da violência e da opressão.

Neste contexto, pode depreender-se que a estrutura e os problemas com os quais se debate a economia de Angola remota da sua condição de colónia pois, Portugal cuja estrutura económica era muito frágil e pouco diversificada, não criou as condições para a abertura do mercado angolano ao exterior e nãosó, devido as suas apreensões com respeito à capacidade dos interesses portugueses para competir internacionalmente. Ou seja, o sistema colonial estabeleceu uma subordinação total da economia colonial aos interesses da metrópole (Pacto colonial, proteccionismo alfandegário) e o equilíbrio orçamental de cada colónia obtido com recursos próprios.

1.1. Etapas e os ciclos da economia angolana eas linhas da sua evolução estrutural.

Partindo dos principais factores determinantes da evolução da economia angolana até a independência, se pode distinguir três grandes etapas:
1. Etapa económica pré-colonial (até 1482);
2. Etapa económica colonial (1482-1975);
3. Etapa económica pós-independência que se pode subdividir em duas sub-etapas que coincidem com o quarto, quinto e o sextoperíodos a referir posteriormente designadamente:
a) sub-etapa de transição para a independência e de desestabilização político-militar (1975-2002)
b) sub-etapa de estabilização, crescimento económico e desenvolvimento (2002-2008).

No seu livro intitulado, “A gestão Política da Economia de Angola”1 São Vicente considera que a história económica de Angola pode ser dividida em quatro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Angolana
  • Economia Angolana
  • A ECONOMIA ANGOLANA
  • economia angolana
  • Importancia das investigações da economia angolana
  • a economia angolana no periodo colonial
  • Economia Angolana na era pre colonial
  • Economia angolana realidade e desafios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!