economia angolana

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

UNIVERSIDADE JEAN PIAGET DE ANGOLA













Nome: Nuno Paulo Bernardo
Sala: 8.07
Turno: Nocturno
Curso: Economia e Gestão

ÍNDICE

Introdução...........................................................................................................3
Historia pré colonial.............................................................................................4Característica económica de Angola no período pré colonial.............................6
A estrutura da economia colonial até à década de 60........................................8
Conclusão.........................................................................................................10
Bibliografia........................................................................................................11


INTRODUÇÃO

Embora a historia pré colonial grande parte de África tem sido cuidadosamente pesquisada e preservada, há relativamente pouca informação a respeito da região que forma a Angola contemporânea quanto ao que era antes da chegada dos europeus em finais do século XIV. A História Económica de Angola, bem como de seus antecedentes territoriais e demográficos, éconstantemente marcada pela precariedade e pela violência, não apenas para afirmação de poderes ou conquista de espaço territorial, mas ainda porque a atitude do poder colonial e de alguns poderes pré-coloniais conhecidos, em relação à população, consistiu em usá-la como força de trabalho a baixo custo, suscitando um contexto social dos mais penosos em cada época histórica e, do ponto de vistaeconómico, inibidor de mercado interno que tivesse margem de consumo proporcional ao numero de habitantes.



HISTORIA PRÉ COLONIAL

Na Lunda, no Zaire e no Cuangar foram encontrados instrumentos de pedra e outros, dos homens do Paleolítico. No Deserto do Namibe foram encontradas gravuras rupestres nas rochas. Trata-se das gravuras do Tchitundo-Hulo, atribuídas aos antepassados dos san.
Nosprimeiros quinhentos anos da era actual, as populações bantu da África Central, que já dominavam a siderurgia do ferro, iniciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expansão bantu. 1 2 3 4 5 6 7 . Parte destas populações fixaram-se a Norte e ao Sul da parte inferior do Rio Congo (ou Zaire), portanto também no Noroeste do território da actual Angola. Com o tempo, estaspopulações constituíram o povo Bakongo, de língua Kikongo. Outras populações fixaram-se inicialmente na região dos Grandes Lagos Africanos e, no século XVII, deslocaram-se para oeste, atravessando o Alto Zambeze até ao Cunene: eram os grupos hoje designados como ngangela, mas também os Ovambo e os Xindonga.
No ano de 1568, entrava um novo grupo pelo norte, os jagas, que combateram os Bakongoque os empurraram para sul, para a região de Kassanje. No século XVI ou mesmo antes, os nhanecas (vanyaneka) entraram pelo sul de Angola, atravessaram o Cunene e instalaram-se no planalto da Huíla.
No mesmo século XVI, um outro povo abandonava a sua terra na região dos Grandes Lagos, no centro de África, e veio também para as terras angolanas. Eram os hereros (ou ovahelelos), um povo de pastores.Os hereros entraram pelo extremo leste de Angola, atravessaram o planalto do Bié e depois foram-se instalar entre o Deserto do Namibe e a Serra da Chela, no sudoeste angolano.

Também no século XVI os portugueses instalam-se na região e fundam São Paulo da Assunção de Luanda, a actual cidade de Luanda.
Já no século XVIII, entraram os ovambos (ou ambós), grandes técnicos na arte de trabalhar oferro, deixaram a sua região de origem no baixo Cubango e vieram estabelecer-se entre o alto Cubango e o Cunene. No mesmo século, os quiocos (ou kyokos) abandonaram o Catanga e atravessaram o rio Cassai. Instalaram-se inicialmente na Lunda, no nordeste de Angola, migrando depois para sul.
Finalmente, já no século XIX apareceu o último povo que veio instalar-se em Angola: os cuangares (ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Angolana
  • A ECONOMIA ANGOLANA
  • Importancia das investigações da economia angolana
  • ciclo da economia angolana
  • a economia angolana no periodo colonial
  • Economia Angolana na era pre colonial
  • Economia angolana realidade e desafios
  • Literatura angolana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!