direito sociologia

Páginas: 7 (1660 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



Jamylle brandao-12102683
Prof: Marcus
Tema: Direito ,Sociologia e população vulneráveis :Idoso











“Ninguém pode
envelhecer simplesmente
por viver muitos anos, mas
sim por abandonar seus ideais”. Douglas Macarthur





Introdução
Esse trabalho foi desenvolvido para consceitizar e chamar a atenção da sociedade em relação aos idosos não podemos esperar quea sociedade valorize o idoso, sem antes tentar mudar certas representações que se tem do idoso, como a de que ele é um não-ativo, não-feliz, não-autônomo, não-saudável, não-ocupado e por isso, não tenha nada a contribuir com a sociedade.
E com isso alertar a população jovem sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura desses idosos os costumes das gerações passadas é respeitar a simesmo, saber que um dia farão parte desse grupo.






´´A juventude é um disparate, a idade adulta uma batalha,
a velhice uma saudade´´ (Disraelli).











.
Durante muito tempo, o “velho” foi visto como uma doença social, esquecido pelas políticas governamentais. A população idosa é assim qualificada como improdutiva, sendo desvinculada da dinâmica social que somenteabsorve e valoriza aqueles indivíduos que estão inseridos na lógica da produção e do consumo. O envelhecimento populacional é um fenômeno característico em muitos países desenvolvidos e com isso tem-se falado muito da importância do bem-estar dos idosos em sociedades como a indiana e a japonesa, por exemplo, o velho é a figura mais importante da família e da comunidade., no Brasil, algunssociólogos afirmam que, se um país precisa de um "estatuto dos idosos" (ou seja, de uma lei) para lembra a respeitabilidade deles, isso indica que algo está muito errado. O aumento da população idosa no Brasil se faz presente na contemporaneidade, episódio que está relacionado à queda da taxa de fecundidade e mortalidade associadas ao aumento da expectativa de vida da população.
Por sua vez,o Brasil vem convivendo com um considerável aumento dessa parcela da população, portanto, torna-se necessário que o Estado responda consistentemente a esse novo perfil epidemiológico através de políticas racionais e resolutivas visando atender às especificidades. De acordo com o IBGE, as mulheres continuarão vivendo mais do que os homens. Em 2060, a expectativa de vida delas será de 84,4 anos,contra 78,03 dos homens, Com a mudança da estrutura etária brasileira, resultado da redução do número de jovens e do aumento da população idosa, o Brasil deve passar por profundas transformações socioeconômicas
.
`` O envelhecimento e um direito personalissimo e a sua proteção um direito social….``(art.8 Estatuto do Idoso- lei 10.741 de 1 de outubro de 2003.)

Art. 2º O idoso goza de todos osdireitos fundamentais inerentes à pessoa
humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurandose-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde, física e mental, e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.



O envelhecimento diz respeito diretamente àprópria afirmação dos direitos humanos fundamentais. Atente-se para o fato de que a velhice significa o próprio direito que cada ser humano tem de viver muito, mas, certamente, viver com dignidade.
Ora, se viver muito com dignidade é um direito de todo ser humano, já que significa a própria garantia do direito à vida, o Estado precisa desenvolver e disponibilizar às pessoas envelhecidas toda uma redede serviços capaz de assegurar a todas essas pessoas os seus direitos básicos, como, por exemplo, saúde, transporte, lazer, ausência de violência tanto no espaço familiar como no espaço público.
Segundo Maria Cecília de Souza Minayo a ´´VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS´´
As violências contra idosos se manifestam de forma: (a) estrutural, aquela que ocorre pela desigualdade social e é naturalizada nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do direito
  • SOCIOLOGIA DO DIREITO
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia e direito
  • Sociologia do direito
  • sociologia do direito
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!