Sociologia do Direito

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 9 de abril de 2015
Sociologia do Direito: Conceitos e Definições

Dentro do entendimento obtido pelos estudos acadêmicos percebe-se que a “Sociologia do Direito” estabelece um novo paradigma para os padrões éticos esociais dos juristas e, igualmente, às pessoas que da justiça dependem.
Analisando os conceitos dos mais variados possíveis, identificamos um ponto de equilíbrio que é exatamente a forma como as coisassão vistas levando-se em conta os atos e fatos que precisam de uma ação mais própria da sociologia, ou seja, a sociedade carece de ações práticas e funcionais que num contexto mais voltado às pessoasem si, desenvolve um processo comunicativo e deliberadamente focado nos efeitos sociais que essas ações desenvolvem.
Nesta linha de compreensão, o tema consiste num padrão qualificado de conhecimentoe informação dos fatos sociológicos à luz de uma sociedade cada vez mais otimista no sentido de se preservar as igualdades sociais, daí o assunto nos leva a uma reflexão proativa de uma justiça maisdirecionada para as pessoas que necessitam dessa assistência.
Do ponto de vista da ciência, sabe-se que o direito determina um aprimoramento da vida em sociedade, primando pela adaptação social e numcontexto de conhecimento e informações, os quais, num conjunto, representam a essência da cultura científica e pouco menos empírica.
Em complemento, são fases avançadas do estudo da SociologiaJurídica que dita algumas regras e orientações, às vezes até mesmo abstratas, porém de fácil compreensão, moldando a sociedade para uma definição correta e equilibrada diante as diversidades impostas por ummundo cada vez mais injusto e cheio de contrates, no entanto, nada de impossível para que a justiça possa fazer um meio termo, e colocar os pingos nos is e fazer com que se desenvolva uma sociedademais justa e de fácil adaptação social.
Face às diversas definições a respeito da sociologia do direito, e por muito conceituada pela própria sociedade, e este último com conhecimento de causa, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia do direito
  • SOCIOLOGIA DO DIREITO
  • Sociologia do Direito
  • Sociologia e direito
  • Sociologia do direito
  • sociologia do direito
  • Sociologia do direito
  • Sociologia do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!