Direito empresarial

Páginas: 10 (2257 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Ipea lança livro traçando o perfil do setor de serviços , um ramo que emprega mais do que a indústria e o comércio , e cuja receita cresceu 83% entre 1999 e 2003 .
Para ajudar a preencher essa lacuna , o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou em outubro deste ano o livro Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil , que apresenta uma radiografia das cerca de 900 milempresas do setor , que movimentou uma receita de aproximadamente 326 bilhões de reais em 2003 e mostrou índices de crescimento superiores aos demais ( veja gráfico A pujança do setor de serviços ) .
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
De acordo com a Pesquisa Industrial Anual ( PIA ) , a Pesquisa Anual de Comércio ( PAC ) e a Pesquisa Anual de Serviços ( PAS ) , todas doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) , realizadas em 2003 , os serviços não financeiros empregavam , naquele ano , cerca de 7 milhões de trabalhadores formais , volume superior ao observado na indústria ou no comércio .
O crescimento de certos segmentos de alta performance tecnológica no setor de serviços , como os de tecnologia da informação ( TI ) ou consultorias técnicas ,apresentam taxas de inovação extremamente elevadas mesmo quando comparados aos setores mais inovadores da indústria . O que o livro aponta é que os serviços são insumos fundamentais para qualquer economia moderna e têm papel importante na difusão de inovações e de ganhos de produtividade para outros setores .
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Em linhas gerais , o terciáriobrasileiro é dominado por pequenas empresas (96,6%) , ou seja , aquelas com até dezenove pessoas ocupadas que dividem o maior volume de geração de emprego com as grandes ( cem ou mais pessoas ocupadas ) .
A publicação concentra sua análise no que foi batizado de serviços intensivos em conhecimento ( SIC ) - empresas que podem ser caracterizadas como tecnológicas ( serviços de telecomunicações oude informática ) ou profissionais cujo foco está no conhecimento administrativo , de regulação e de assuntos sociais , como serviços de publicidade , advocacia , engenharia e consultoria em gestão , entre outros .
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
" O principal capital dessas empresas são as pessoas " , afirma Luis Claudio Kubota , pesquisador do Ipea e um dos autores dolivro .
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O processo de inovação pode ser de produto , de processo , organizacional e de mercado . Segundo Kubota , quando são avaliadas as inovações tecnológicas para o mercado , observa-se que os percentuais são expressivos para os setores de informática ,pesquisa e desenvolvimento e telecomunicações , com índices de inovação de 30% , 22% e 15% , respectivamente. " Uma análise mais detalhada sugere que as empresas que desenvolvem os serviços de informática internamente são mais inovadoras do que as que contratam esses serviços de terceiros , o que pode significar que o conhecimento e a aplicação de tecnologias dainformação são de grande importância para o desenvolvimento de inovações tecnológicas no setor de serviços de maneira geral " , explica Kubota .
" As empresas intensivas em conhecimento são importantes para o próprio setor de serviços e para os outros segmentos porque geram riqueza e empregam mão-de-obra qualificada. Segundo o Ipea , firmas de serviços que contratam empresas intensivas emconhecimento da área de marketing têm mais probabilidade de inovar para o mercado a margem é de até dezenove pontos percentuais sobre as que não contratam , dependendo do setor . O mesmo acontece com as firmas que contratam empresas de gestão : elas têm até dez pontos percentuais a mais de probabilidade de inovar para o mercado do que as que não contratam .
Henrique Luz , sócio da PriceWaterhouseCoopers ,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!