Direito Empresarial

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Faculdade Mauricio de Nassau
Aluno : Luciano Silva
Direito Empresarial I
Administração – 6MA


1- Sociedade Limitada – É uma sociedade que deve ser administrada por uma ou mais pessoas de acordo com o artigo 1.060 do código civil. Contudo, esses administradores não precisam ser necessariamente sócios. A quantidade de administradores e suas atribuições devem ser designadas no contratosocial ou ato separado. As sociedades limitadas são aquelas cujo capital social é representado por quotas. A responsabilidade é solidária na integralização do capital. Após isso, a responsabilidade é limitada.

2- Sociedades de Pessoas – Sociedade onde a realização do objeto social depende fundamentalmente dos atributos individuais dos sócios. A pessoa sócio é mais importante que a sua contribuiçãomaterial para a sociedade.

Sociedades de Capitais – Esse tipo de sociedade não leva em consideração as aptidões dos sócios para o sucesso ou o insucesso da empresa. O que realmente importa nesse tipo é a contribuição material que o sócio fará para a sociedade.

Sociedades originalmente unipessoais – Possuem um sócio desde o momento de sua criação. É revestida, na maioria das vezes, no mesmomodelo da sociedade por cotas de participação limitada.

Sociedades reduzidas a um só sócio – São aquelas que foram formadas com dois ou mais sócios e acaba a reduzir-se a um só membro por motivos de cessão de cotas, morte ou retirada. No caso do Brasil, a aceitação da redução é temporária. Permitindo essa situação durante seis meses no caso de sociedade limitada e até a próxima assembleia geralem caso de companhia.

Sociedade entre marido e mulher – Só é aceito quando o casal esta casado sob o regime de comunhão parcial de bens. A sociedade será de responsabilidade limitada.

3- União de esforços de diferentes agentes visando o lucro. Desenvolve atividade econômica de produção ou circulação de bens e serviços normalmente sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima.

4- Asociedade em comum é uma sociedade empresária de fato ou irregular que não está juridicamente constituída. Sendo portanto, uma sociedade não personificada e que não pode ser considerada uma pessoa jurídica.

5- Enquanto a Sociedade de pessoas presa pelas aptidões da pessoa sócio e desconsidera sua contribuição material para a empresa. A sociedade de capital presa pela contribuição material nãodemonstrando nenhum interesse nas aptidões que os sócios possuem.

6- A principal função do registro das empresas se diz respeito à publicidade dos atos e fatos de comércio neles registrados. Alguns doutrinadores consideram o Sistema de registo de empresas através de dois princípios. O da publicidade e o da legalidade. O principio da publicidade visa dar conhecimento do ato administrativo aopúblico em geral, sendo a publicidade necessária para que o ato administrativo seja oponível às partes e a terceiros. O principio da legalidade veta o registro ou arquivamento de qualquer ato ou contrato que não se ajuste com as prescrições legais e por esse motivo eles estão subordinados ao exame periódico dos vogais da junta comercial antes de seu arquivamento.

7- Os poderes Intra vires ou comunssão os poderes que todos os administradores possuem. São poderes de gestão ou para atos normais de administração. Ex: Admissão ou demissão de funcionários.

Os poderes Extra vires ou especiais são poderes que ultrapassam os poderes normais de uma gestão. Ex: Aval e Vendas.

8- São sociedades cujo capital social é representado por quotas. A responsabilidade dos sócios no investimento élimitada ao montante do capital social investido. A responsabilidade direta de cada sócio limita-se à obrigação de integralizar as quotas que subscreveu, embora exista a obrigação solidária pela integralização das quotas subscritas pelos demais sócios. As sociedades se caracterizam com o início do nome de um ou mais quotistas, por extenso ou abreviadamente, terminando com a expressão "& Cia. Ltda."...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito empresarial
  • Direito Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!