dificuldades de aprendizagem

Páginas: 40 (9993 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1Introdução


Este tema surgiu da necessidade de buscar alternativas para lidarmos com crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita, um tema preocupante para as famílias, professores, centros educacionais, e até mesmo alunos que não conseguem com seu esforço aprender. O transtorno de aprendizagem ou desordem de aprendizagem é um tipo de dificuldade em que oaluno apresenta em aprender realmente os conteúdos acadêmicos. Assim, segundo Garcia:
“As dificuldades de aprendizagem centram-se em dificuldades nos processos implicados na linguagem e nos rendimentos acadêmicos independentemente da idade das pessoas e cuja causa seria ou uma disfunção cerebral, ou uma alteração emocional-condutual.”1

Muitos fatores são responsáveis pelo desinteresse do aluno emsala de aula além dos metodológicos, problemas familiares, problemas psicológicos, emocionais.
É possível perceber que alguns desses fatores levam o aluno a rebeldia, timidez, a falta de concentração, ao bloqueio de aprendizagem e, em muitos casos, à evasão escolar.
Assim, objetivamente compreender os fatores que levam as crianças ao desinteresse na escola, será de suma importância. Então,pesquisaremos essa questão procurando analisar sobre como lidar com as dificuldades de aprendizagem que ocorrem no contexto escolar.
Estudiosos já sabem que o problema deve ser analisado de três pontos de vista fundamentais: alunos, professores e as metodologias.
Às vezes o professor acredita que as dificuldades dos alunos são decorrentes à indisciplina e ao desinteresse dos alunos e nem semprebusca inovar suas aulas, fazendo a sua aula um momento prazeroso para os alunos, podendo assim modificar comportamentos.
O desinteresse das crianças deve ser bem analisado. Segundo Tiba2 , o fracasso escolar está relacionado ao transtorno de aprendizagem, pois o aluno com a desordem de aprendizagem apresenta desinteresse chegando até agressividade, assim o professor deve ter uma flexibilidade emensinar, pois cada aluno tem à sua forma de aprender.
Diversas vezes, o professor buscando uma aprendizagem perfeita ou total, tenta força a criança a aprender e a entender algo que naquele momento ele ainda não esta preparado da mesma forma dos outros colegas, pois as crianças são como as rosas não desabrocham todas ao mesmo tempo, mas cada um ao seu tempo; porém o que deve ser feito pelo docenteé dar orientação informações, conhecimentos e colaborar para que o aluno atinja um bom resultado quando ele estiver preparado para isso. No entanto, como Hunt afirma que “as crianças não diferem das rosas em seu desenvolvimento: elas aprendem em ritmos diferentes e de modos diferentes”. 3
Alguns pais culpam a escola pelo fracasso escolar de seus filhos, enquanto que a escola culpa os pais porestes não darem a ajuda necessária à seus filho. É importante salientar que tanto a escola, como a família, devem buscar parceria para amenizar tais problemas.
Mesmo sabendo que a escola tem a função de abrir espaços levar ao aluno vários conhecimentos, mas hoje em dia temos que ter consciência de que a escola está tendo, às vezes, que assumir papéis sociais que fazem parte da responsabilidade dospais e da família como um todo, isso nos faz ver que a escola e a família precisam caminhar juntas para um bom resultado.
Para Tiba,“constatar o problema, reclamar dele... São atitudes que não resolvem. Se a escola não consegue cumprir seu papel de ensinar, precisa assumir com os pais e os alunos a tarefa de formação.” 4
A partir dessa complexidade, realizaremos essa pesquisa, pretendendoampliar os nossos olhares para a questão da indisciplina e dos fatores que contribuem com o desinteresse dos alunos, gerando dificuldade de aprendizagem, repetência e evasão escolar, bem como possibilitar conhecimentos que auxiliem nos professores no trabalho com crianças que tem dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita. De acordo com Piletti:
“A escola deve ser um ambiente em que os pais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades na Aprendizagem
  • DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
  • Dificuldades da aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dificuldade de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!